Serviços

Serviços

Para conhecer os serviços prestados pelo CREB, clique nas abas de serviços abaixo.

Reumatológicas (EM TODAS AS SUAS ESPECIALIDADES)

reumatologista2O reumatologista é o médico clínico especializado no diagnóstico e tratamento das doenças que atacam os ossos, músculos e as articulações, isto é, o aparelho locomotor. Há mais de cem tipos diferentes de doenças reumáticas. Os tipos mais conhecidos são a artrose; diversas formas de artrite (entre elas a artrite reumatóide); a gota (doença causada pelo excesso de ácido úrico), a osteoporose; a fibromialgia; algumas doenças auto-imunes, como o lúpus eritematoso sistêmico; a espondilite anquilosante, as tendinites e bursites e as várias doenças que acometem a coluna vertebral. As doenças reumáticas estão entre as principais causas de incapacidade física e afastamento temporário ou definitivo do trabalho. Estima-se que no Brasil mais de 15 milhões de pessoas têm doenças reumáticas, o que traz, além do sofrimento pessoal, uma grande sobrecarga sócio-econômica para o país. Para que o tratamento de um tipo específico de reumatismo obtenha sucesso, é necessário, primeiro, um diagnóstico correto do problema apresentado, que o médico reumatologista está apto a realizar.

Traumato-Ortopédicas (EM TODAS AS SUAS ESPECIALIDADES)

ortopediaA ortopedia é uma especialidade da medicina dedicada ao estudo e tratamento das doenças do sistema músculo-esquelético, que inclui ossos, músculos, ligamentos, tendões e articulações, e aos traumas que as envolvem. Esse espectro tão amplo da ortopedia fez surgirem as subespecialidades. Para um atendimento mais eficaz, o CREB conta com ortopedistas especialistas nas mais diversas áreas, como ortopedia infantil, ombro, cotovelo, mão, joelho, quadril e coluna vertebral. Oferecemos aos pacientes uma ortopedia moderna e adequada aos exigentes padrões internacionais.

Fisiátricas (EM TODAS AS SUAS ESPECIALIDADES)

fisiatraÉ a área da medicina responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de doenças que causam algum grau de incapacidade funcional, o que engloba desde casos como dor nas costas (lombalgia), reabilitação para doença de Parkinson, até lesões com seqüelas de um “derrame” cerebral (acidente vascular cerebral). Seu principal objetivo é restabelecer as funções que estão prejudicadas pela doença. Para isso, o fisiatra utiliza múltiplos recursos e, muitas vezes, trabalha em associação com outros profissionais de saúde.

Homeopatia

homeopatia1Indicações: doenças reumáticas e ortopédicas.Reconhecida pela Associação Médica Brasileira, a homeopatia contempla a totalidade do ser humano e não apenas as doenças isoladamente. O tratamento homeopático é menos agressivo que os tratamentos convencionais, pois atua através de estímulos energéticos e não por efeito químico de drogas. Além disso, tem um custo reduzido, se comparada aos esquemas terapêuticos convencionais, e tem-se mostrado ainda mais útil quando associada à acupuntura, fisioterapia e hidroterapia. O CREB oferece a homeopatia como mais uma opção de tratamento, atendendo a quem procura uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Urgências

urgenciasCREB está apto a receber pacientes para o atendimento de Urgências Traumato-Ortopédicas e Reumatológicas. Para isso, conta com um experiente corpo clínico especializado, além de instalações amplas e apropriadas e equipamentos modernos e de última geração.

RX DIGITAL EM ALTA RESOLUÇÃO

Raio-x Digital

CREB é a primeira clínica ortopédica e reumatológica do país a oferecer o Raio-X Digital, o que há de mais moderno em exame de imagem radiológica. O Raio-X Digital abole de vez com o negatoscópio. O médico recebe a imagem digital, diretamente em seu computador, com uma qualidade incrivelmente melhor e dispõe de recursos especiais do software do equipamento, com uma maior latitude, oferecendo uma imagem com alto contraste e zoom para uma visão muito mais rica em detalhes. O Raio-X Digital possibilita uma maior confiabilidade na qualidade da imagem e do diagnóstico como nunca visto, oferecendo muito mais informações para o médico e, claro, muito mais conforto e objetividade para o paciente.

ULTRASSONOGRAFIA DE MÚSCULO-ESQUELÉTICO EM ALTA DEFINIÇÃO

UltrasonografiaA ultrassonografia é um método de diagnóstico por imagem que não emite radiação ionizante. Isso significa que não é nociva à saúde. A ultrassonografia reproduz imagens de estruturas, como tendões, ligamentos, meniscos e músculos, auxiliando na avaliação clínica para o diagnóstico de certeza e correta orientação, o que gera um melhor resultado no tratamento. É indicada para auxiliar no diagnóstico de tendinites, bursites, estiramentos, distensões, artrose, lesões musculares, lesões de ligamento, meniscais, sinovites, entre outros. No CREB, utilizamos equipamento de ultrassonografia de última geração. E todos os exames são feitos na própria clínica, agilizando ainda mais o atendimento ao paciente.

ULTRASSONOGRAFIA COM DOOPLER COLORIDO

Doppler ColoridoO CREB dispõe da Ultrassonografia com doopler colorido, uma técnica médica, não invasiva, usada para reproduzir imagens dinâmicas – observadas em tempo real – dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo; auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas. O método não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

DENSITOMETRIA ÓSSEA

Densitometria OsseaA osteoporose pode ser diagnosticada, com precisão e precocemente, através de um exame de fácil realização, indolor e de alta precisão chamado densitometria óssea. Enquanto com o raio-x somente podemos detectar a osteoporose quando já há perda de 30% da massa óssea, com esse exame podemos detectá-la quando há perda de menos de 1%. E detectada precocemente, podemos tratá-la com êxito.

ELETRONEUROMIOGRAFIA

EMGO CREB dispõe do exame conhecido como Eletroneuromiografia. Trata-se de um procedimento que é utilizado para avaliar a função do sistema nervoso periférico e muscular através do registro das respostas elétricas geradas por estes sistemas, às quais são detectadas graficamente por um equipamento denominado eletroneuromiógrafo. O exame tem fundamental importância para auxílio diagnóstico, terapêutico e para fins de prognóstico em doenças neuromusculares.

POTENCIAL EVOCADO

Potencial EvocadoTrata-se de um conjunto de testes neurofisiológicos do sistema nervoso, que avalia funcionalmente os feixes/vias nervosas do Sistema Nervoso Central e Periférico, também disponível no CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

BAROPODOMETRIA

BaropodometriaO CREB disponibiliza aos seus pacientes a baropodometria, um exame que auxilia no diagnóstico de inúmeras patologias dos pés e das dores que afligem milhares de pessoas em caminhadas e corridas. A baropodometria localiza os pontos de apoio na planta do pé durante a pisada e faz a mensuração precisa da pressão exercida sobre cada um destes pontos. Além da avaliação do pé em repouso, contamos com um baropodômetro de alta sensibilidade que também permite avaliar o paciente em movimento, de forma dinâmica, medindo as variações das pressões durante a marcha e até durante a corrida. Essas possibilidades do aparelho dão informações valiosas a respeito da performance dos pés durante a marcha e que não são normalmente observadas nos consultórios médicos e avaliações físicas habituais, já que o pé se comporta de forma diferente se estiver parado, andando ou em rápido movimento. Este exame é indolor, não invasivo e com alta precisão. Indivíduos de qualquer idade que querem iniciar uma atividade física, atletas amadores e profissionais e portadores de deformidades posturais e nos pés têm indicação de fazer o exame. O resultado da baropodometria auxilia o médico assistente em determinar se o paciente é portador de alguma patologia, além de orientar o uso correto e apropriado de tênis, palmilhas e outras órteses, oferecendo ao pé proteção, alívio e conforto.

 

APC - AVALIAÇÃO POSTURAL COMPUTADORIZADA

ApcNovo e moderno método de diagnóstico funcional, a Avaliação Postural Computadorizada oferece registro de imagens e gráficos que auxiliam a traçar um programa de reabilitação física e correção postural, servindo também como parâmetro  comparativo da evolução clínica do paciente.

ACUPUNTURA

AcupunturaIndicações: dores na coluna vertebral, fibromialgia, tendinite, artrose, entre outros problemas ortopédicos e reumáticos. Utilizada no oriente há mais de 2.500 anos, a acupuntura é uma ciência baseada na tradicional e milenar medicina chinesa, cujo objetivo é a prevenção, alívio de dores e tratamento de diversas patologias. O médico acupunturista estimula o sistema nervoso central do paciente através de micro-agulhas em regiões específicas do corpo, causando a liberação de substâncias naturais e analgésicas, diminuindo a dor e trazendo a sensação de bem-estar.

FISIOTERAPIA ELETROTERÁPICA

EletroterapiaO calor assim como o frio podem ser utilizados para o tratamento da dor e do desconforto articular, causando um bem estar imediato. Os objetivos primários da termoterapia são o aumento do fluxo sanguíneo e da temperatura muscular para analgesia, o aumento da nutrição no nível celular, a redução do edema e a remoção dos metabólicos e outros produtos existentes no processo inflamatório. As diferentes modalidades usadas em eletrotermoterapia podem ser subdivididas naquelas que aquecem os tecidos superficiais e aquelas que aquecem as estruturas profundas. Podendo, também, ser subdividida de acordo com os métodos primários de transferência de calor para os tecidos, os quais são condução, convecção e a conversão de outras formas de energia em calor para absorção.

FISIOTERAPIA CINESIOTERÁPICA

CinesioterapiaIndicações: para melhora da elasticidade e mobilidade muscularAs técnicas de cinesioterapia permitem a reabilitação dos movimentos, da força e da elasticidade articular. Para que os tecidos lesados recuperem sua capacidade original, é importante a escolha de técnicas cinesioterápicas apropriadas, em intensidade, local e duração adequados, restaurando, assim, a elasticidade e plasticidade normal muscular, o que proporciona o equilíbrio e diminui a dor.

HIDROTERAPIA

HidroterapiaIndicações: fibromialgia, osteoporose, artrose, tendinite, lombalgia, ombro congelado, reabilitação pós-cirúrgica (joelho, quadril, coluna, cotovelo e ombro), neuropatias, diabetes, entre outras.Dentro da água, o paciente é capaz de suportar seu próprio peso, com menos esforço, aumentando sua resistência muscular e permitindo o alongamento e a movimentação articular da área comprometida. Por isso, a hidroterapia permite o alívio das dores, a sensação de relaxamento e ainda reduz os riscos de futuras lesões. A hidroterapia deve ser, no entanto, sempre realizada em piscina aquecida, em temperatura apropriada, e monitorada por profissionais especializados, como acontece no CREB.

TURBILHÕES

TurbilhaoIndicações: aderência, anquilose, artralgia, artrite, aumento da circulação, aumento do metabolismo, atrofia muscular, artrose, contratura de dupytren, contraturas, contusões, edemas, fibrose, gota, entre outras.Turbilhão é uma forma de hidroterapia, onde a água é turbilhonada, com pressão e temperatura pré-estabelecidas. Dessa forma, a água exerce pressão sobre toda a área submersa e anula a força da gravidade, o que facilita os exercícios e estimula a circulação.Quando aquecida, a água produz vasodilatação, aumento da circulação, diminuição da pressão arterial e aumento do metabolismo. Além disso, essa terapia ainda estimula o estado geral do paciente, é sedante, produz relaxamento muscular e analgesia.

PILATES MÉDICO

PilatesIndicações: artrose, artrite reumatóide, problemas da coluna vertebral e fibromialgia.Este método tem como objetivo proporcionar ao paciente a compreensão de seu próprio corpo através do fortalecimento e alongamento da musculatura. Para se alcançar esse resultado, aparelhos com resistência de molas são utilizados respeitando-se sempre os limites físicos de cada aluno. O Pilates aumenta a força muscular sem prejuízo da flexibilidade, facilitando a realização das tarefas do dia-a-dia.

RPG

RpgIndicações: quaisquer dores causadas por desvios posturais.Técnica francesa que considera sistemas musculares e esqueléticos como um todo, o RPG é a sigla de Reeducação Postural Global e procura tratar de forma individualizada músculos que são de estruturas diferentes (músculos dinâmicos e estáticos). O tratamento permite ao paciente mudanças posturais visíveis, trazendo o alívio de dores causadas por desequilíbrios e compensações musculares. Gera, também, resultados estéticos satisfatórios, sendo perceptível a melhora de sua condição postural.

PROGRAMA DE CORREÇÃO POSTURAL

Posture ProAtendemos das mais simples às mais complexas doenças na coluna vertebral que envolvem as regiões cervical, torácica, lombar ou sacral da coluna. Temos um atendimento especializado em coluna vertebral e dispomos de todos os recursos tecnológicos e protocolos para atendimento, em nossa própria clínica. Um exemplo são as duas piscinas climatizadas que dispomos para a prática de hidroterapia. Contamos também com estúdio de Pilates, as mais diversas técnicas de fisioterapia, acupuntura, RPG e aparelhos modernos, como raio-x digital, tudo concentrado na própria clínica. Assim, podemos oferecer um atendimento global, sempre com orientação de médicos reumatologistas e fisiatras. O nosso Programa de Correção Postural utiliza os mais modernos e eficientes protocolos e procedimentos não-cirúrgicos para o tratamento de problemas da coluna

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

seringas-neurologiaO CREB dispõe de um abrangente serviço de reabilitação neurológica, com hidroterapia em piscinas aquecidas e cinesioterapia nos seus vários métodos, entre outras medidas de reabilitação física. Além disso, oferece tratamento para a espasticidade e distonias, com aplicação da toxina botulínica Tipo A, que apresenta excelentes resultados clínicos. Atualmente, o uso de Toxina Botulínica Tipo A é considerado tratamento “padrão ouro” em distonias e de espasticidade. A Toxina Botulínica Tipo A vem sendo usada há 20 anos no tratamento de condições neurológicas, especificamente nas doenças caracterizadas por distonias e espasticidade. O tratamento é feito através de injeções musculares realizadas pelo médico. A freqüência do tratamento é de 3 a 6 meses (em média 4 a 5 meses entre cada aplicação). E o número de sessões é individualizado para cada caso. Aliado a um programa de reabilitação física multiprofissional, os resultados da aplicação da Toxina Botulínica Tipo A são animadores. Além de avanços na terapêutica com a Toxina Botulínica Tipo A, também houve grande desenvolvimento de técnicas de reabilitação neurológica, que proporcionam uma vida ativa e produtiva a pacientes que, em outros tempos, seriam permanentemente considerados incapazes. Pacientes com espasticidade e distonias têm necessariamente que estar num programa de reabilitação física/multiprofissional. Entre os resultados do tratamento está a melhora das atividades funcionais do paciente, como a marcha, a movimentação voluntária e retorno ao trabalho e a diminuição da dor. Outros benefícios são a prevenção de contraturas, a diminuição da freqüência e gravidade dos espasmos dolorosos e até o retardo na indicação de procedimentos cirúrgicos, ou mesmo a sua suspensão.

FISIOTERAPIA UROLÓGICA

FisioUroginecoA fisioterapia urológica tem evoluído muito nos últimos anos e sua importância tem crescido cada vez mais devido aos excelentes resultados que alcança no tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais como, por exemplo, as incontinências urinárias, fecais, disfunções sexuais e as distopias genitais (entre as quais a “queda de bexiga”). Hoje, o tratamento de primeira escolha, antes de se pensar em tratamento invasivo (cirurgia), é a fisioterapia, que também pode ser associada ao pré e pós-operatório. A fisioterapia urológica tem como principais objetivos reduzir a frequência miccional, reduzir a hiperatividade vesical, facilitar o esvaziamento vesical, melhorar a atividade esfincteriana, melhorar a condição muscular do assoalho pélvico e buscar independência funcional para melhora de qualidade de vida. Utilizamos, no CREB, os mais modernos recursos disponíveis, como exercícios perineais, eletroestimulação, biofeedback, ginástica hipopressiva, cinesioterapia, técnicas comportamentais e reorganização corporal.

BIOFEEDBACK

Biofeedback TherapyIndicações: reaprendizagem do estímulo dos movimentos. Útil para controle das incontinências urinárias e fecais.Biofeedback é uma técnica de reaprendizagem motora, que utiliza um aparelho computadorizado com o objetivo de oferecer às pessoas que sofreram lesões esperanças em reaprender a controlar os movimentos e a incontinência. Permite ao paciente uma melhor compreensão de sua contração muscular e oferecendo, ao especialista, meios para avaliar e aplicar procedimentos específicos.

T.O.C. (Terapia de Ondas de Choque)

Toc_siteA TOC é hoje o que há de mais moderno para o tratamento da tendinite de ombro, quadril, cotovelo e joelho, bursites, fascite plantar e esporão de calcâneo. É um método praticamente indolor e não invasivo, através de ondas acústicas, que vem sendo utilizado com sucesso em substituição a vários tipos de cirurgia, tendo excelentes resultados em 75% a 80% dos casos, em pacientes que não tiveram resultados satisfatórios com os métodos tradicionais existentes. O tratamento da TOC é feito em consultório médico, por médico capacitado, geralmente em três sessões, de 20 a 30 minutos cada.As ondas de choque agem de diversas maneiras:a) ação mecânica, causando a formação de microbolhas que eclodem, formando migrofrag-mentação da calcificação;

b) ação vascular, com neo vascularização, melhorando a irrigação,e oxigenação local; e

c) ação analgésica e antiinflamatória por intenso estímulo na área, liberando enzimas locais que atuam na fisiologia da dor e da inflamação.

CRIOTERAPIA ATIVA (CRIOTERAPIA PROFUNDA E DRENAGEM DE TECIDOS)

CrioterapiaCREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – inovou mais uma vez e é a primeira clínica do Rio de Janeiro a trazer para a nossa cidade um novo equipamento para o tratamento e recuperação mais completa para as lesões musculoesqueléticas e recuperação pós-cirúrgica: a união da compressão ativa à Crioterapia, por meio do Game Ready, que pode ser utilizado para a coluna vertebral, bem como em todas as articulações.

KINESIOTAPE

KinesioO Kinesio Tape –  ou bandagem – é composto por fitas adesivas que tem como função principal promover o posicionamento funcional das articulações ou de tecidos. Ele também tem uma ação analgésica, de acordo com a aplicação e a causa do problema. Somente especialistas devem aplicar o Kinesio Tape. Embora novo no Brasil, o Kinesio Tape surgiu nos anos 70, criado para auxiliar o tratamento fisioterápico. É possível utilizá-lo praticamente sem restrições, e a terapia consiste na aplicação de uma fita adesiva especial, colorida e bastante elástica, para ser posicionada sobre o local a ser estimulado. Ao contrário do que muitos imaginam, a fita não possui qualquer tipo de medicação e não há limitação do movimento. Informe-se com seu es-pecialista no CREB.

MIOFIBRÓLISE PERCUTÂNEA E CROCHETAGEM

MiofibroliseConhecida há pouco tempo em nosso meio, a Miofibrólise Percutânea é um
método de tratamento não invasivo, que intervém sobre as fibroses e contraturas funcionais do tecido muscular, com o objetivo de livrar o movimento de grande parte das dores, sejam traumáticas ou inflamatórias. A aplicação do método é realizada por nossa equipe especializada e devidamente treinada, sob supervisão de médicos fisiatras e reumatologistas. A técnica conta com um aparato instrumental constituído por três empunhaduras de suporte e oito instrumentos efetivos, cada um com seu papel na evolução prática, respondendo a cada acesso anatômico e respeitando os fatores ergonômicos. As indicações para a realização do método são variadas e alguns exemplos mais frequentes são as aderências cicatriciais pós-cirúrgicas, neuralgias por irritação mecânica e dores provocadas por fenômeno inflamatório ou traumático do aparelho locomotor ( torcicolo, espasmo de musculatura de coluna cervical, dorsal ou lombar, lombalgias, etc), entre outros. Através deste método é possível aumentar o aporte sanguíneo, romper aderências, aumentar a amplitude de movimento e reduzir à dor. Temos utilizado-o no CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – com ótimos resultados, trazendo alívio da dor e melhora da mobilidade articular.

CERAGEM

CeragemO CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo –  já dispõe da  cama de massagem Ceragem , um  aparelho térmico de última geração que acelera a recuperação da doença, estimulando a circulação sanguínea, fortalecendo a capacidade imunológica e o metabolismo do corpo humano.  O seu funcionamento baseia-se na engenharia do corpo humano combinando a medicina oriental e a ciência moderna, utilizando-se dos princípios da acupuntura, digitopressura e moxabustão.

ORTESES

OrteseOrtese é um apoio ou dispositivo externo, aplicado ao corpo, para modificar os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuromusculoesquelético para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica. De uso provisório ou não, é destinada a alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do corpo.

COMPEX / GLOBUS

GlobusEletroestimulador programável para o uso médico em reabilitação física, o aparelho Globus é uma inovação em eletro estimulação no tratamento da dor e no fortalecimento muscular. Suas principais indicações são: estiramento muscular, ciatalgia, cruralgia, dores da coluna vertebral e fortalecimento muscular. O Globus, de origem italiana, é um eletroestimulador programável, sendo utilizado com parâmetros diferenciados para um atendimento personalizado.

REABILITAÇÃO COM NINTENDO WII

wiiSeguindo uma tendência mundial, o CREB utiliza aparelhos de Nintendo Wii como mais uma ferramenta para a reabilitação de pacientes, no tratamento de diferentes lesões musculoesqueléticas, melhora do equilíbrio e de certos tipos de tonteira. É um recurso adicional aos programas de reabilitação que utilizamos por exigir dos pacientes movimentos que reforçam o equilíbrio, a coordenação, a resistência e a força muscular. Uma sala foi especialmente adaptada para a prática dessas sessões, com conforto e espaço suficiente para a melhor movimentação dos usuários.

ACLASTA

Aclasta Um grande problema da osteoporose hoje é a baixa adesão ao tratamento e também a falta de cálcio e da vitamina D, necessitando de suplementação. A Aclasta faz parte do tipo de drogas anti-reabsortivas, isto é, que diminuem a velocidade da perda óssea. Aclasta é um produto para o tratamento de Osteoporose e da doença de Paget. Sua substância é o ácido Zoledrônico (5 mg), que inibe a ação dos Osteoclastos, responsáveis pela reabsorção óssea. Ao regular a reabsorção óssea, diminui-se a velocidade da perda óssea o que reduz a incidência de fraturas. O Aclasta  também é indicado para Osteopenia, osteoporose em homens e osteoporose induzida por glicocorticoides.

BONVIVA

BonvivaO Bonviva® deve ser utilizado no tratamento da Osteoporose pós-menopausa para redução do risco de fraturas vertebrais e não vertebrais.

BOTOX - TOXINA BOTULÍNICA TIPO A (patologias neurológicas e cefaleia aguda)

BOTOXA Fisiatria e especialmente um dos seus segmentos, a Reabilitação Neurológica, estão em permanente evolução, o que gera a necessidade de um constante aprimoramento. Em sintonia com esse movimento e compromissado em oferecer os mais modernos conhecimentos, técnicas e tratamentos de vanguarda, o CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – agora conta com um setor especialmente voltado para reabilitação de pacientes com alterações neurológicas, construído com o compromisso de oferecer ao nosso paciente medicina no “estado da arte”. Várias alterações neurológicas estão sujeitas a intervenções que visam a reabilitação e a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Dentre a disfunções neurológicas mais comuns está a espasticidade, manifestação clínica encontrada  em  pacientes  com  sequela de AVC e na encefalopatia não progressiva da infância (paralisia cerebral), por exemplo. Movimentos involuntários, como distonias, que levam a posturas anormais de segmentos do corpo, também são passíveis de tratamentos modernos e altamente eficazes. encefalopatia não progressiva da infância (paralisia cerebral), por exemplo. Movimentos involuntários, como distonias, que levam a posturas anormais de segmentos do corpo, também são passíveis de tratamentos modernos e altamente eficazes.

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO (ÁCIDO HIALURÔNICO)

ViscoDependendo do grau de intensidade, uma artrose pode chegar a ser indicativa para cirurgia. Os tratamentos, entretanto, estão cada vez mais avançados e resultam em ótimos resultados, devolvendo ao paciente sua melhor qualidade de vida e em muitos casos evitam a cirurgia. Além do tratamento medicamentoso a associação de um conjunto de protocolos prescritos para o paciente como, por exemplo, sessões de hidroterapia, acupuntura e fisioterapia trazem ótimos resultados. Outro tratamento que pode estar associado e que tem uma resposta muito positiva é a viscossuplementação – injeções intra-articulares de ácido hialurônico, que é o mesmo componente que já existe no líquido sinovial de uma articulação saudável . De acordo com recentes estudos, o líquido sinovial perde sua capacidade funcional com a idade e com o processo de artrose, e o uso dessas injeções de ácido hialurônico exógeno vem sendo utilizado com sucesso em casos selecionados. Este método faz parte do algoritmo de tratamento da osteoartrose do joelho da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e American College Of Rheumatology. A viscossuplementação é feita em consultório, por médico especialista, de 3 a 5 aplicações. As injeções trazem alívio para a dor e ajudam a melhorar a função articular. E não se trata de um corticóide, antiinflamatório que tem vários efeitos colaterais. O CREB oferece esse tratamento, com a aplicação em sala utilizada especialmente para esse fim, com todo o conforto para o paciente.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO A REFRATURAS (PREVREFRAT)

Reconhecido internacionalmente, o CREB Prevrefrat adota protocolos con-sagrados de diagnóstico e tratamento de pacientes com fraturas por fragilidade óssea. A aplicação destes protocolos por nossos especialistas, nossa planta física e a eficiência nos serviços auxiliares indispensáveis ao programa conferem excelentes resultados ao CREB na diminuição da incidência de fraturas subsequentes.   O CREB Prevrefrat  realiza o gerenciamento destes pacientes fornecendo relatórios detalhados e constantemente atualizados de sua evolução clínica. O Prevrefrat se enquadra nos programas de promoção à saúde e prevenção de riscos e doenças da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).