Dores musculares podem ser prevenidas com exercício físico regular

        O estresse, o ritmo pesado do dia-a-dia e os problemas constantes deixam sequelas no corpo da gente e são causas para freqüentes dores, especialmente na coluna, e tensão muscular. Mas como evitar esse quadro, tão pertinente no mundo contemporâneo. A resposta parece ser mais simples do que se imagina: investir cada vez mais na sua qualidade de vida. Uma dieta saudável e balanceada, a prática de exercícios físicos regulares, a busca pela postura correta são os melhores remédios para essas dores frequentes.

        “Nosso organismo é muito forte, mas naturalmente tem os seus limites. A qualquer momento, manifestará problemas causados pela pressão do cotidiano. O corpo é uma rede de músculos interligados e as reações sempre ocorrem em cadeia. Os músculos travam e deixam de trabalhar corretamente. A conseqüência imediata é a dor. A tensão muscular é fruto de uma complexa cadeia fisiológica e é originada nas respostas emocionais que são inerentes a cada pessoa. Esta tensão se acumula em determinadas partes do corpo, começando numa fase aguda até se tornar crônica se não for devidamente tratada”, explica Clóvis Munhoz, ortopedista do CREB -  Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e diretor-médico do Vasco da Gama.

        O ortopedista diz que a prática de exercícios físicos é a melhor forma de prevenir a dor muscular. Alongamentos são fundamentais, antes da prática de qualquer exercício e ao longo da jornada de trabalho, em períodos de 10 minutos para cada 50 minutos trabalhados.

        “Nenhum de nós está protegido de um dia estafante, de emoções fortes e, conseqüentemente, de dores musculares. A prevenção, no entanto, é o melhor caminho. Para isso, é muito importante consultar um médico especialista, para fazer um check-up e tomar as medidas necessárias em busca da melhor qualidade de vida”, finaliza ele.