(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Atividade física orientada faz bem ao joelho

 

Não há dúvidas do quão saudável é fazer exercício físico regular. A prática de atividade física orientada e sem excessos só traz benefícios. Praticantes de esportes e muitos médicos sempre tiveram preocupações com a relação da prática de determinados esportes e os joelhos, mas pesquisas mostram que a atividade física não só não prejudica o joelho, como também ajuda a mantê-lo saudável.

Especialistas da Monash University, em Melbourne, Austrália, pesquisaram nada menos do que 10 mil pessoas, entre 45 e 79 anos, analisando os efeitos de atividades físicas como futebol e corrida no joelho. Assim, revisaram 28 estudos sobre atividade física e artrose no joelho, doença degenerativa que provoca o desgaste da cartilagem. Os pesquisadores publicaram a conclusão do estudo no “Medicine & Science in Sports & Exercise”: a atividade física não leva à artrose e, ao contrário, aumenta o volume da cartilagem, protegendo o joelho.

Segundo o ortopedista Clovis Munhoz, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e médico do Vasco da Gama, a artrose é a lesão do joelho mais comum em idosos, mas problemas mais frequentes em jovens, como ruptura de ligamentos e do menisco, costumam causar esse desgaste no futuro. “Os esportes de alto impacto, principalmente se feitos sem a devida orientação, são as principais causas de lesões no joelho entre jovens”, diz ele. Para o médico, o estudo revela mais um benefício da prática esportiva regular. “O fundamental, entretanto, é estar sempre bem orientado por um médico”, alerta ele.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤