(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Avaliação isocinética está disponível no CREB e ajuda na correção de desequilíbrios musculares

 

Avaliação isocinética dos membros inferiores é o mais novo serviço que o CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo está oferecendo aos seus pacientes. A avaliação isocinética tem sido utilizada com muito sucesso por atletas de alto rendiment...

Avaliação isocinética dos membros inferiores é o mais novo serviço que o CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo está oferecendo aos seus pacientes. A avaliação isocinética tem sido utilizada com muito sucesso por atletas de alto rendimento como uma fermenta preventiva, com o objetivo de evitar chances de lesões. Mas agora está disponível para todos. “Não são apenas atletas profissionais que devem utilizar esse moderno equipamento. Esportistas em geral ou pessoas que começarão a praticar uma atividade física regular devem realizar o teste para correção de desequilíbrios musculares”, explica o professor e ortopedista Clovis Munhoz, do CREB – Centro de Reumatologia e ortopedia Botafogo. É importante lembrar que para uma correta e objetiva reabilitação física, pacientes em pós operatório de membros inferiores e mesmo superiores, e pacientes com artrose de joelho, coxo femural, entre outras doenças, devem realizar essa avaliação.

A avaliação isocinética detecta desequilíbrios musculares e tendinosos ao redor dos joelhos

Como exemplo, o ortopedista cita a prática de correr na rua, tão comum hoje em dia. “Muita gente opta por essa prática esportiva, por ser simples, de fácil acesso. Mas saiba que há uma relação agonista/antagonista do joelho em corredores de rua, e uma alteração pode provocar doenças como tendinite patelar, condormalácia e lesões musculares. O exame torna-se fundamental para evitar esses problemas”, explica. Ele também cita a prática de vôlei, handebol e basquete entre mulheres. O exame pode prevenir uma possível entorse de joelho e lesões menisco-ligamentares, tão comuns entre mulheres praticantes desses esportes.

A avaliação isocinética detecta desequilíbrios musculares e tendinosos ao redor dos joelhos. De acordo com o Dr. Clovis, as alterações no índice de amplitude, força e potência do movimento podem ocasionar doenças, sendo assim, o exame auxilia o médico na prevenção de doenças. “O aparelho permite que o paciente faça um esforço muscular máximo, que se acomoda à resistência. O teste possibilita uma velocidade angular constante, permitindo a realização do movimento em sua amplitude articular. O paciente apresenta uma resistência que varia conforme a força realizada em cada ponto da amplitude articular. Quanto mais força aplicamos ao aparelho, maior é a resistência que ele devolve, embora a velocidade angular seja constante, definida pelo médico”, explica ele.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤