(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Avaliação Isocinética identifica desequilíbrios e fragilidades musculares

 

Disponível para todos no CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, a avaliação isocinética é um moderno exame, muito utilizado por atletas de alto rendimento, que tem como objetivo identificar desequilíbrios musculares que possam interferir...

Disponível para todos no CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, a avaliação isocinética é um moderno exame, muito utilizado por atletas de alto rendimento, que tem como objetivo identificar desequilíbrios musculares que possam interferir na prática das atividades da vida diária ou na realização de atividades esportivas. Trata-se de um exame essencial na recuperação na pós-lesão de joelho, por exemplo.

O dinamômetro isocinético pode ser usado para treinamento muscular

– O dinamômetro isocinético permite quantificar o desempenho muscular do nosso paciente. As variáveis de força e potência podem ser estudadas isoladamente para cada grupamento muscular. A resistência do dinamômetro isocinético varia de acordo com a força aplicada pelo paciente. Desta forma, a avaliação se realiza de forma segura, pois o aparelho sempre vai responder de acordo com a capacidade individual, com uma carga adequada de trabalho. O dinamômetro isocinético pode ser usado inclusive para treinamento muscular com resultados significativos no ganho de força e equilíbrio muscular, atuando como um método preventivo e terapêutico de lesões musculares – explica o ortopedista do CREB e professor de Ortopedia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Dr. Clovis Munhoz.

Segundo o Dr. Clovis, a avaliação isocinética é muito importante, por exemplo, para pacientes em pós operatório de membros inferiores e mesmo superiores, e pacientes com artrose de joelho, coxo femural, entre outras doenças, pois oferece dados para uma correta e objetiva reabilitação física.

– Esse exame era usado basicamente por atletas de alto rendimento, mas agora está disponível para todos, atletas profissionais ou amadores e mesmo para não atletas. Quem quer começar a iniciar uma atividade física, após um longo período sedentário, deve realizar esse exame, para observar possíveis desequilíbrios musculares. Também indicamos para aqueles que passaram por uma cirurgia de joelho, para aqueles que sofreram lesões mio-articulares (músculos, articulações, ligamentos, tendões), para avaliação dos resultados pós-reabilitação, e, claro, para atletas – finaliza ele.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤