(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Avaliação isocinética identifica desequilíbrios e as fragilidades musculares

 

Utilizada por atletas de alto rendimento no mundo inteiro, com muito sucesso, a avaliação isocinética está disponível agora para todos no CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo. Trata-se de um exame de tecnologia de ponta, que tem como ob...

Utilizada por atletas de alto rendimento no mundo inteiro, com muito sucesso, a avaliação isocinética está disponível agora para todos no CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo. Trata-se de um exame de tecnologia de ponta, que tem como objetivo identificar desequilíbrios musculares que possam interferir na prática das atividades da vida diária ou na realização de atividades esportivas. É um exame essencial na recuperação na pós-lesão de joelho.

Quer começar a praticar uma atividade física? Faça o exame!

“O dinamômetro isocinético permite quantificar o desempenho muscular do avaliado. As variáveis de Força e Potência podem ser estudadas isoladamente para cada grupamento muscular. A resistência do dinamômetro isocinético varia de acordo com a força aplicada pelo paciente. Desta forma, a avaliação se realiza de forma segura, pois o aparelho sempre vai responder de acordo com a capacidade individual, com uma carga adequada de trabalho. O aparelho pode ser usado também para treinamento muscular com resultados significativos no ganho de força e equilíbrio muscular. Atuando como um método preventivo e terapêutico de lesões musculares”, explica o ortopedista e professor Clovis Munhoz, do CREB.

Dr. Clovis pontua que é importante lembrar que para uma correta e objetiva reabilitação física, pacientes em pós operatório de membros inferiores e mesmo superiores, e pacientes com artrose de joelho, coxo femural, entre outras doenças, devem realizar essa avaliação. Até pouco tempo, esse exame era realizado principalmente por atletas de alto rendimento, mas os médicos o recomendam hoje para todos, sejam eles atleta sou não, profissionais ou amadores, ou mesmo quem não pratica atividade física regular.

Uma pessoa que quer começar a praticar uma atividade física regularmente, por exemplo, aponta ele, deve fazer o exame, em busca de desequilíbrios musculares.
“O exame também é indicado para indivíduos que foram submetidos à cirurgia de joelho, para pessoas que sofreram lesões mio-articulares (músculos, articulações, ligamentos, tendões), para avaliação dos resultados pós-reabilitação, e para atletas, a fim de avaliar risco de lesões e orientar seu programa de treinamento”, acrescenta o médico.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤