CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Baropodometria Computadorizada: teste da pisada auxilia no tratamento

 

Também chamada de “teste da pisada”, a Baropodometria computadorizada é um exame indolor de alta precisão, que conta com auxilio de modernos recursos tecnológicos, onde são captadas imagens, estáticas e dinâmicas, que mostram o tipo de pisada (neutra...

Também chamada de “teste da pisada”, a Baropodometria computadorizada é um exame indolor de alta precisão, que conta com auxilio de modernos recursos tecnológicos, onde são captadas imagens, estáticas e dinâmicas, que mostram o tipo de pisada (neutra, pronada, supinada), zonas de maior pressão, área de distribuição de carga e tipo de pé (cavo ou plano). “O exame auxilia o médico à prescrição do melhor tratamento, e também auxilia o fisioterapeuta quanto à melhor conduta para o procedimento fisioterápico, conduzindo o paciente para um tratamento mais eficaz e focado, tratando além da dor, a causa da dor”, diz a fisioterapeuta Monique Furtado Ferreira Réboli, staff do serviço de reabilitação física do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

O exame deve ser realizado tanto por pacientes em busca de um melhor tratamento para sua dor como para os que querem conhecer e entender sua pisada e também realizar uma prevenção para o início de uma rotina de atividades físicas. Há várias indicações para esse exame, entre elas; artrite, artrose, calos, fasciíte plantar, esporão de calcâneo, canelite, dedo em garra, pé diabético, joelho valgo e varo, pé cavo e plano, neuroma de Morton, metatarsalgia, síndrome do túnel do tarso, condromalácia patelar, lombalgias entre outras.

“Um caso muito comum é a canelite, que acomete não só os praticantes de caminhada e corrida, mas também os indivíduos sedentários o qual relatam sentir essa dor quando precisam andar mais rápido ou correr uma distância relativamente curta, como pegar uma condução por exemplo. A causa da dor pode ser identificada através do exame da Baropodometria computadorizada que vai demonstrar um apoio excessivo na parte anterior do pé, trazendo desconforto durante uma caminhada ou corrida mesmo que seja em um curto percurso, podendo trazer, além da dor na “canela”, dor lombar, joelhos e pés”, pontua ela.

Identificado a causa da dor, a fisioterapia poderá utilizar protocolos que incluem a reeducação postural, alongamento e fortalecimento muscular para que a dor não retorne. Em alguns casos, como tratamento complementar, poderá ser prescrito pelo médico palmilhas posturais. “Atletas ou pessoas em geral que queiram melhorar a postura, performance na atividade física, marcha e o equilíbrio ao movimento também podem fazer o exame, pois a baropodometria também pode ser feita ajudando a identificar o seu tipo de pisada, para a utilização do calçado adequado para a prática de alguma atividade física. Em nossos protocolos no CREB, além da avaliação com o médico fisiatra, reumatologista ou ortopedista há também apoio da fisioterapeuta para uma completa e abrangente orientação ao tratamento”, acrescenta a fisioterapeuta Arianne Sued, também do CREB.