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CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Caminhar é uma atividade física de baixo impacto, excelente para todas as idades

 

A atividade física regular ajuda a combater dores nos músculos e ossos, reforça a nossa coluna vertebral e colabora para um sistema musculoesquelético saudável e forte para sustentar o organismo. Também é a melhor forma de combater o sobrepeso, ao la...

A atividade física regular ajuda a combater dores nos músculos e ossos, reforça a nossa coluna vertebral e colabora para um sistema musculoesquelético saudável e forte para sustentar o organismo. Também é a melhor forma de combater o sobrepeso, ao lado de uma alimentação saudável e orientada. Por isso, praticar exercícios físicos regulares é fundamental na busca por uma melhor qualidade de vida.

Mas essa prática precisa ser orientada por um médico especialista. Pessoas acometidas por doenças, ou simplesmente quem é sedentário e quer deixar de sê-lo, devem sempre buscar a orientação profissional de um médico, para que a atividade física não se transforme em um problema, ao invés de uma solução. Para quem não gosta de praticas esportes e treinar em academia, uma excelente opção, sugere o Dr. Clovis Munhoz, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e professor de ortopedia da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, é a caminhada.

Uma excelente atividade física de baixo impacto

– Trata-se de uma excelente atividade física de baixo impacto, que pode ser realizada por todo mundo, inclusive pessoas da terceira idade. E não é preciso investimento algum. Basta, isso sim, um bom calçado apropriado. Além de ganhar condicionamento físico, a pessoa já sente a intensidade de dores reduzida nas primeiras sessões de caminhada – garante ele.

Segundo o médico do CREB, há contabilizadas mais de 300 doenças que afetam os ossos e os músculos, como a fibromialgia, a osteoporose, a lombalgia, a osteoartrite e tantas outras. Caminhar é indicado para esses pacientes, mas é preciso, antes, consultar um especialista.

– Caminhar é sempre bom e saudável. Mesmo quem está fora de forma pode fazê-lo, de intensidade moderada. E ir intensificando o exercício aos poucos, Quanto mais se pratica, mais se avança, e melhore são os resultados. Muitos pacientes se adaptam muito bem à caminhada, e relatam voltar do exercício sem dores. Os movimentos provocados pela caminhada aumentam os níveis plasmáticos de endorfinas. Assim, a percepção da dor diminui. Já o alongamento e o relaxamento da musculatura aliviam a tensão no local e a dor desaparece. Mas é fundamental que um médico especialista seja consultado primeiro – orienta o Dr. Clovis.


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