(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Consultar um especialista é fundamental para quem pratica atividade física

 

Os principais problemas encontrados no consultório de um especialista em medicina do esporte são lesões por entorse de joelho, tornozelo, rupturas musculares, lesões de ligamentos e tendões. Mas engana-se quem pensa que a grande maioria dos pacientes...

Os principais problemas encontrados no consultório de um especialista em medicina do esporte são lesões por entorse de joelho, tornozelo, rupturas musculares, lesões de ligamentos e tendões. Mas engana-se quem pensa que a grande maioria dos pacientes são atletas. Uma pessoa sedentária, aquele que já pratica alguma atividade física mas quer intensificar esse trabalho e os chamados atletas de fim-de-semana, todos precisam consultar um médico especialista em medicina do esporte, para praticar exercícios com mais segurança e saúde.

 A medicina do esporte cuida de pacientes com problemas provenientes do esporte e também com a prevenção

– Uma pessoa sedentária, que decide passar a praticar algum tipo de esporte, precisa primeiro se consultar com um especialista, em busca de orientação. Não pode simplesmente sair jogando futebol ou correndo, por exemplo. O mesmo vale para quem quer intensificar suas atividades. E o atleta de alto rendimento está exposto à atividade, precisa se precaver e ser acompanhado por um especialista – explica o professor de ortopedia da UFRJ e ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – Dr. Clóvis Munhoz.

Segundo ele, para alcançar os resultados desejados, o atleta (profissional ou não, iniciante ou não) precisa ter segurança e ser bem orientado. . A medicina do esporte cuida de pacientes com problemas provenientes do esporte, mas também trabalha a prevenção, o que é fundamental.

– Tratamos das doenças relacionadas ao esporte, mas também orientamos a pessoa para que não venha a ser acometida. Qualquer pessoa que quer praticar atividade física, ou já o faz, precisa estar muito bem orientado, para que a atividade física traga apenas benefícios, e não problemas. Juntos, o médico e o paciente vão traçar planos e metas, com toda segurança. A ideia é buscar saúde, e não problemas – avisa o Dr. Clóvis.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤