(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

CREB disponibiliza novo serviço: avaliação isocinética do joelho

 

Compromissado em oferecer as mais novas e avançadas técnicas e aparelhos, o CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – acaba de disponibilizar um novo serviço para seus pacientes: a avaliação isocinética dos membros inferiores. Trata-se de...

Compromissado em oferecer as mais novas e avançadas técnicas e aparelhos, o CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – acaba de disponibilizar um novo serviço para seus pacientes: a avaliação isocinética dos membros inferiores. Trata-se de um moderno teste que vem sendo cada vez mais utilizado para atletas de alto rendimento como ferramenta preventiva, minimizando, assim, chances de lesões, e que agora está disponível para todos.

“Equipes médicas costumam utilizar a avaliação isocinética dos membros inferiores principalmente na pré-temporada, ou quando um novo atleta chega à equipe. O teste é um verdadeiro aliado para detectar desequilíbrios musculares e tendinosos ao redor dos joelhos. Alterações no índice de amplitude, força e potência do movimento podem ocasionar doenças como a condromalácia e a tendinite patelar, entre outras, além de lesões musculares. Essa avaliação auxilia, em muito, o médico”, explica o ortopedista do CREB, Clovis Munhoz.

Esforço muscular máximo

Para realizar o teste, o aparelho isocinético possibilita o paciente realizar um esforço muscular máximo, que se acomoda à resistência. A máquina possibilita uma velocidade angular constante, permitindo a realização do movimento em sua amplitude articular. “O paciente apresenta uma resistência que varia conforme a força realizada em cada ponto da amplitude articular. Quanto mais força aplicamos ao aparelho, maior é a resistência que ele devolve, embora a velocidade angular seja constante, definida pelo médico.

“Podemos desenvolver no teste velocidades de contração muscular mais rápidas e semelhantes a determinadas atividades esportivas, como, por exemplo, o chute no futebol. Atletas em geral ou aqueles que querem começar a praticar um esporte específico devem realizar a avaliação isocinética dos membros inferiores. Assim, podemos corrigir desequilíbrios musculares e evitar maiores problemas posteriormente. No caso específico das mulheres, o teste é excelente para prevenção de uma possível entorse de joelho e consequente lesão menisco-ligamentar, tão comum neste sexo”, finaliza o Dr. Clovis.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤