(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Dor no calcanhar pode indicar tendinopatia insercional do Aquiles

 

É muito comum que atletas amadores sintam dores no calcanhar, após praticar suas atividades físicas, como corrida de rua, futebol ou vôlei de praia, por exemplo. O problema é que essas pessoas pensam que trata-se de uma leve dor que logo desaparecerá após a ingestão de um anti-inflamatório e nem sempre é isso que acontece. É fundamental consultar um especialista porque a dor pode indicar um problema sério.

“Uma fisgada no calcanhar pode ser indicativa, por exemplo, de uma tendinopatia insercional do Aquiles, uma lesão degenerativa nos tendões. A tendinopatia insercional do Aquiles desgasta e inflama o tendão calcâneo, que conecta os músculos da panturrilha ao calcanhar, muito usado durante corridas. Em um último estágio, essa patologia pode causa a ruptura do tendão”, explica o Dr. Clovis Munhoz, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e diretor-médico do Vasco da Gama.

Para obter o diagnóstico, o médico ortopedista fará anamnese e exame clínico, podendo solicitar uma ultrassonografia ou mesmo uma ressonância. As causas de uma tendinopatia insercional do Aquiles podem ser variadas, como treinamento excessivo, movimentos repetitivos, contações vigorosas, desequilíbrios e encurtamentos musculares, déficit de força muscular, entre outras. De acordo com o Dr. Clovis Munhoz, o tratamento é medicamentoso, aplicação de gelo no local inflamado no início da lesão e se utiliza de protocolos como a fisioterapia, acupuntura e outros. Uma ótima opção de tratamento, disponível no CREB, é a terapia por ondas de choque, com muito bons resultados.

– A auto-medicação é um erro que deve ser evitado a todo custo. A dor no calcanhar é indicativa de várias patologias e apenas um especialista poderá dar o diagnóstico e prescrever um tratamento adequado – ressalta o médico.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤