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CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Dores no joelho, como evitar?

 

As articulações mais sensíveis do corpo humano são os joelhos, que suportam uma grande carga ao longo do dia, com caminhadas, pulos e corridas. Eles ficam ainda mais expostos quando a pessoa tem sobrepeso e entre aqueles que são sedentários. Combinar uma alimentação saudável e regradas, a prática de exercício físico regular e o uso de calçados adequados é, sem dúvidas, o melhor a fazer.

“Nossos joelhos estão diariamente expostos e ter qualidade de vida é a melhor forma de protegê-los. As mulheres devem ter atenção redobrada. Se não bastasse o uso exagerado de salto alto, elas geralmente possuem menos força muscular e mais gordura devido a presença de um hormônio chamado estrógeno. E o formato de seus joelhos, do tipo valgo, ou seja, ligeiramente voltados para dentro, também é um fator de risco a mais”, explica o Dr. Clovis Munhoz, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, e diretor-médico do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Segundo ele, o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para dores e lesões no joelho, principalmente se associado ao sobrepeso. Segundo estudos, homens e mulheres perdem 1% de sua força muscular por ano após os 30 anos de idade. “Uma pessoa com 40 anos, ou seja, ainda jovem, já perdeu 10% de sua força muscular. Quem pratica atividade física muscular perde muito menos força e, claro, fortalece seus músculos. Natação e caminhada são atividades excelentes mas devem ser feita soa menos três vezes na semana. E é preciso consultar um médico antes de começar a atividade”, revela o Dr. Clovis.

– É preciso fortalecer os músculos ao redor do joelho. Uma pessoa que tem uma musculatura fraca, que só pratica esporte eventualmente, como aquele jogo de futebol aos sábados, está mais exposta a ter problemas no joelho, pois todo impacto é transferido para as articulações. Com o passar do tempo, ele sentirá dores e pode sofrer desgaste, com início de artrose, por exemplo. Alongamentos também são essenciais – afirma.

Outra questão é o peso da pessoa. O médico diz que é preciso estar atento à gordura, mas também ao excesso de massa muscular. “Numa caminhada, os joelhos recebem todo o peso dói corpo, alternadamente. O esforço é maior numa corrida ou ao subir uma escadaria. As chances de lesão no joelho são notadamente ainda maiores. Os alongamentos ativam a circulação, reduzem tensões musculares e dão flexibilidade, prevenindo lesões. Se alongar cotidianamente é fundamental para a nossa saúde”, observa. Outro ponto importante é o calçado a ser usado. Segundo o Dr. Clovis, a indústria de calçados oferece modelos para os diferentes tipos de pisada e um exame chamado baropodometria computadorizada revelará o tipo de pisada do paciente e auxiliará o médico a indicar o melhor calçado.

– Ao menor sinal de dor nos joelhos, um especialista deve ser consultado. Assim, pode-se evitar inúmeros problemas futuros – finaliza.


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