CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Estresse pode provocar dores nas costas e no pescoço

 

Estresse pode provocar dores nas costas e no pescoço

Nosso dia a dia é recheado de estresses, seja por conta dos problemas familiares, de trabalho, contas para pagar, trânsito infernal… e muito estresse certamente faz mal à saúde. A maioria das pessoas liga o estresse à pressão sanguínea e logo pensa nas doenças do coração. Mas estresse pode trazer muitas dores na coluna e no pescoço, além de insônia e ganho de peso.

  • Um estresse prolongado pode se tornar crônico, tensionando a musculatura e provocando muita dor nas costas ou no pescoço. Muitas vezes, o estresse é o responsável direto por estas dores. Controlar o estresse é uma forma de evitar dores na coluna – afirma o reumatologista Sérgio Rosenfeld, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

A primeira dica do Dr. Sérgio é ter uma conversa com o seu médico. Muitas pessoas optam pela automedicação, mas acabam ingerindo medicamentos que podem causar inquietação, insônia e ansiedade. Ao menor sinal de dor na coluna ou no pescoço, um especialista deve ser consultado para uma avaliação correta.

  • Temos protocolos que incluem fisioterapia, hidroterapia, RPG e Pilates Terapêutico que são utilizados para dores severas nas costas e no pescoço. Muitas vezes, é preciso corrigir a postura do paciente. Caminhar, praticar exercício físico regular ou mesmo ioga é fundamental contra o estresse. Caminhadas no horário do almoço, por exemplo, aumentam a circulação do sangue e reduzem o estresse – explica o Dr. Sérgio.

Para relaxar das tensões diárias, o médico do CREB também recomenda a acupuntura. Se alimentar corretamente, optando por alimentos saudáveis e de forma balanceada, fazer pausas para alongamento durante o turno do trabalho e uma noite de sono reparador ajudam muito a eliminar o estresse.

  • Vivemos numa sociedade estressante, disso ninguém escapa. Mas buscar não se estressar demais é fundamental. Volto a dizer: ao menor sinal de dor, um especialista deve ser procurado – finaliza ele.