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CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Exercícios de alongamento são bastante benéficos

 

Falta de tempo, estresse, alta carga de horário de trabalho, horas no trânsito… são várias as desculpas que as pessoas têm para justificar a ausência de atividade física regular. Mas se os motivos que afastam as pessoas do exercício físico são muitos, a motivação para praticar esportes é ainda muito maior: os médicos são unânimes ao dizer que a atividade física regular é fundamental para a qualidade de vida, ao lado de uma alimentação regrada e boas horas de sono todos os dias.

“O estresse, a falta de exercício físico regular e as comodidades da vida moderna, como elevadores, escadas rolantes, controle remoto, diminuem a nossa movimentação física no dia a dia, fazendo com que a gente sofra tensões musculares em níveis acima do aceitável. A atividade física regular é fundamental, pois melhora a amplitude do movimento e diminui o risco de lesões. Além de tudo, a prática de esportes também ajuda na melhora da postura corporal, reduz dores musculares e articulares e aumenta o bem-estar mental”, explica o ortopedista Clovis Munhoz, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo e diretor médico do futebol profissional do clube Vasco da Gama.

Segundo o médico do CREB, até as pessoas mais ocupadas podem abrir espaço em sua agenda para a prática de atividade física regular. “É uma questão de consciência e opção por uma melhor qualidade de vida. Se o tempo é curto, aproveite a hora do almoço para caminhar, por pelo menos 40 minutos, em ritmo constante. Os benefícios são enormes”, diz ele. Outra opção considerada fundamental é realizar alongamentos diários. “As pessoas podem fazer exercícios de alongamento no próprio escritório. Basta parar por 20 minutos, ao menos três vezes ao dia. A qualidade dos movimentos e a postura melhoram e a sensação de bem-estar é grande”, garante.

– É preciso fazer os exercícios com consciência e com cuidado para não provocar estresse à musculatura. Os limites individuais precisam ser respeitados porque o que se que alcançar é uma melhor flexibilidade e não uma contratura muscular. Não há dúvidas dos resultados benéficos dos exercícios de alongamento. As pessoas irão perceber estes benefícios muito rapidamente – afirma o Dr. Clovis Munhoz.


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