(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Medicina esportiva adota TOC com sucesso e rapidez no tratamento

 

A TOC – Terapia por Ondas de Choque – tem sido cada vez mais utilizada nos mais variados esportes, em todo o mundo. Na Europa, times de futebol e de vôlei, por exemplo, já contam com equipamentos e estrutura médica própria, tamanho é o uso desta terapia. O próprio Comitê Olímpico elegeu a TOC e a ofereceu para atletas lesionados ns duas últimas olimpíadas, com muito sucesso. E mesmo no Brasil, os grandes times de futebol passaram a utilizar a TOC para tratar de seus jogadores, com ótima resposta, inclusive na diminuição do tempo do atleta sem condições de jogo.

“O futebol está mais rápido, mais vigoroso e os atletas estão mais fortes, com maior massa muscular. A necessidade de maior força física significa mais treinamentos e, consequentemente, maior esforço para as articulações dos atletas. Tudo isso tem gerado traumas e lesões de diferentes escalas”, explica o ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, Dr. Clovis Munhoz, diretor-médico do Vasco da Gama.

“O tratamento da TOC é feito em consultório médico, por médico capacitado, geralmente em três sessões, de 20 a 30 minutos cada. As ondas de choque agem de diversas maneiras. Através de ação mecânica, causando a formação de microbolhas que eclodem, formando migrofragmentação da calcificação; através de ação vascular, com neo vascularização, melhorando a irrigação,e oxigenação local; e através de ação analgésica e antiinflamatória por intenso estímulo na área, liberando enzimas locais que atuam na fisiologia da dor e da inflamação. A TOC foi utilizada nas olimpíadas com extremo sucesso. Muitos atletas lesionados conseguiram competir porque se trataram com esta terapia. Se não utilizassem a TOC, certamente não teriam tempo hábil para se curar clinicamente”, explica o Dr. Clovis.

São várias as indicações de uso da TOC no mundo dos esportes. Como, por exemplo, recuperação da distensão muscular aguda, apoio à regeneração muscular, contractura muscular aguda, dor após sobrecarga no joelho, epicondilite, tendinite do ombro, dor na virilha e dor no tendão de Aquiles, entre tantas outras patologias. Médicos especialistas em medicina do esporte do mundo inteiro recomendam o uso da TOC.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤