(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Quais são as possíveis causas de lesões do ligamento cruzado anterior?

 

lesões do ligamento cruzado anterior

A lesão de Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma das mais sérias lesões em ligamentos de joelho. É muito comum acontecer com jogadores profissionais de futebol. Mas acontecem comumente em esportes como jiu-jitsu, vôlei e tênis. É preciso ter cuidado, também na realização de atividades esportivas em terrenos irregulares, o que pode contribuir para o surgimento da lesão.

“O Ligamento Cruzado Anterior é a principal contenção contra a translação anterior da tíbia em relação ao fêmur, e fornece 85% da força de contenção ligamentar contra o deslocamento anterior na flexão de 30º e de 90º. “Devido a sua localização na cavidade intercondilar do fêmur, se houver um estresse em valgo no joelho flexionado o LCA se torna uma contenção contra a rotação externa da tíbia”,explica o ortopedista o Dr. Clovis Munhoz, do CREB –Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e professor de ortopedia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O ortopedista diz que essa lesão é mais comum a partir de traumas torcionais do joelho. “As estatísticas mostram que mulheres tem um risco até dez vezes maior de desenvolver lesões que o homem por questões hormonais relacionadas ao hormônio chamado estrogênio. E alterações biomecânicas, como conhecido valgo dinâmico que pode ter diversas causas desde limitação de mobilidade do tornozelo até ativação do glúteo médio, aumentam risco de lesão”, revela, pontuando que o tratamento deve ser acompanhado da avaliação muscular isocinética computadorizada, um moderno exame que avalia a força desenvolvida por grupos musculares específicos em todos os segmentos do corpo, podendo identificar os de baixo desempenho, disponível no CREB.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤