(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Rompimento do ligamento cruzado anterior

 

De cada 10 pessoas que têm o ligamento cruzado anterior de um dos joelhos rompidos, quatro podem acabar reincidindo no trauma no outro joelho, em um prazo de até 10 anos após a primeira ocorrência, indicam pesquisas. “Em alguns casos, fatores genéticos influenciam para que a lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) aconteça nos dois joelhos. Muitas pessoas nascem com o túnel do fêmur, sulco femoral por onde passam os ligamentos, mais estreitos. Esse fator contribui para que aumente a probabilidade da pessoa sofrer de lesão do LCA. Um dos sinais mais claros disso são as ocasiões em que vários indivíduos de uma mesma família são acometidos pelo mesmo tipo de lesão”, explica o Dr. Clovis Munhoz, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e diretor médico do Vasco da Gama.

O Dr. Clovis alerta que uma série de fatos vêm contribuindo para cada vez mais freqüentes lesões do LCA em jogadores de futebol: por exemplo, o excesso de jogos em um curto período de tempo e a violência e rispidez cada vez maior das faltas durante o jogo. “Temos hoje uma grande evolução da preparação física, onde o atleta faz todos os movimentos do aparelho locomotor com muita mais força e reflexo”, ilustra ele.

– Numa situação de fadiga muscular em uma partida de futebol, por exemplo, a musculatura perde em velocidade de contração e coordenação. Dessa forma, durante um movimento rotacional, como um drible ou um desequilíbrio, os ligamentos são sobrecarregados, causando a lesão. A forma mais comum na produção de lesão é quando o atleta finca o pé no solo e gira o corpo. Em caso de atletas profissionais é praticamente obrigatória a reconstrução do ligamento por meio de uma cirurgia por vídeo artroscopia, que utiliza uma parte do tendão da patela ou os tendões flexores, sendo aproximadamente 50% de cada escolhido – acrescenta o Dr. Clovis Munhoz.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤