(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Samba no pé! Salto alto pode causar lesões na hora de sambar

 

O Carnaval está chegando e o que todos querem é sambar muito! Mas para fazer bonito é preciso estar com o sapato apropriado.

Os sapatos de salto alto e bico fino podem causas lesões do dedo do pé a coluna lombar. Segundo o ortopedista Dr. Clovis Munhoz, do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo (CREB), esse não é a melhor opção de sapato para sambar.

“Temos um eixo central, que nos oferece equilíbrio e que é ameaçado pelo uso do sapato de salto alto, associado a movimentos bruscos. “Quando uma mulher utiliza um sapato de salto alto, necessariamente altera este eixo porque força o posicionamento do pé para frente. Esta má posição e o desconforto do próprio sapato podem provocar uma série de problemas. Ainda mais quando a ideia é sambar, o que exige coordenação, equilíbrio e ginga. A situação pode se agravar se o sapato tiver salto alto e bico fino, que aperta os dedos dos pés. Os problemas podem começar no ante-pé (cabeça dos metatarsos), pois o uso do sapato de salto alto faz com que o pé fique inclinado, forçando essa região”, afirma o médico.

Para evitar o problema e curtir a folia sem danos, opte por saltos baixos, que trazem mais conforto e segurança.

Publicado em


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤