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CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Sedentarismo e horas diante do computador favorecem doenças musculoesqueléticas

 

A falta de exercício físico regular é, certamente, a maior inimiga dos jovens, aliada, certamente, a uma alimentação desregrada e pobre em nutrientes. Jovens sedentários lotam os consultórios médicos, com dores e sofrem, cada vez mais, com as lesões por movimentos repetitivos e outros problemas ortopédicos. “Nossa experiência em consultório mostra que esses jovens sedentários geralmente passam horas e horas diante do computador ou de um videogame. E os principais inimigos dos músculos e dos ossos são justamente a falta da prática de exercício físico e essas horas intermináveis diante de um computador. Temos muitos casos de jovens com tendinite e lombalgia”, explica Clovis Munhoz, ortopedista do Vasco da Gama e do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

De acordo com o Dr. Clovis Munhoz, os casos mais comuns entre jovens são bursite, tendinite e lombalgia. “Horas teclando em chats ou jogando joguinhos podem certamente provocar tendinite. É muito comum encontrarmos jovens com LER (lesões por esforços repetitivos). O correto é que ao menor sinal de dor, que se repita, a pessoa procure um médico para fazer o diagnóstico e começar logo o tratamento. Quanto mais cedo, melhor”, determina. Se ficar diante do computador ou videogame é imperativo, diz o médico do CREB, então o jovem deve praticar alongamentos e dar algumas pequenas paradas, de hora em hora, para levantar e se esticar.

O Dr. Clovis recomenda que aqueles que passam horas diante de um computador ou um videogame façam constantemente alongamento, principalmente aqueles que sentem dores no punho. “É importante que a pessoa pare com a atividade para alongar os músculos do anti-braço. Basta levar os braços para frente, entrelaçar os dedos e projetar os ombros para frente. Depois alongar um braço de cada vez, segurando as mãos pela ponta dos dedos, para cima e para baixo”, explica ele.

Para quem sente dores regularmente, o médico do CREB recomenda uma visita o quanto antes a um especialista. Afinal, um pequeno problema não tratado pode evoluir e se tornar um problema crônico. “Mesmo para aqueles que estão em tratamento para dores na coluna vertebral não devem ficar muito tempo sentados. Se você trabalha em um escritório, diante de um computador, por horas, levante-se para beber água, tomar café, ir ao banheiro ou mesmo dar alguns passos, para relaxar e mudar de posição. Ficar horas sentado cansa a musculatura”, diz. Segundo ele, as pessoas têm o mau hábito de sentar com o quadril para frente, mas o certo é deixar a coluna ereta. O Dr. Clovis também alerta para um dos piores costumes que a maioria das pessoas tem: curvar a coluna para pegar peso. “O certo é se agachar flexionando os joelhos”, afirma.

– Sair do sedentarismo é o primeiro passo para uma boa qualidade de vida. Mas para isso é fundamental consultar primeiro um médico – finaliza ele.


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