(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Sobrepeso e obesidade fazem mal à coluna vertebral

 

Dados do ministério da Saúde, relativos a 2009, indicam que o número de obesos no país aumentou de 11,4% para 13%. A obesidade é uma porta aberta a inúmeras doenças e inimiga da qualidade de vida. Segundo Clovis Munhoz, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e do Vasco da Gama, o excesso de peso sobrecarrega a coluna vertebral, pressionando os discos, o que comumente resultado em uma hérnia de disco, além de outros problemas de coluna.

“É muito comum encontrar pessoas obesas e com problemas na coluna. Mas o que muita gente não sabe é que não são apenas os obesos que enfrentam tal problema. Aqueles que brigam com a balança também estão expostos a esse mal. A cada dez quilos a mais do que o recomendado para o peso da pessoa, as chances de dor nas costas e problemas na coluna aumentam em 20%”, explica o médico do CREB.

O ortopedista pontua que em torno de 85% da população mundial tem, teve ou terá dor nas costas e que os obesos dificilmente escapam desta estatística. A boa notícia é que as pesquisas mostram que entre 80 a 90% das hérnias de disco, por exemplo, podem ser tratadas sem cirurgia, através de tratamentos convencionais, medicamentos e prátia regular de exercícios.

– Ter cuidado com a postura é fundamental. E fazer exercício físico regular também. Quem está acima do peso deve procurar um especialista, para faze exames e ser orientado na prática de exercícios. Essa orientação é fundamental, para que não haja sobrecarga na coluna vertebral. E quando o paciente desenvolve uma hérnia de disco, é necessário fazer uma avaliação para indicar o melhor tratamento. Ao menor sinal de dor, procure um médico – finaliza ele.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤