CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

TOC tem resultados excelentes no CREB

 

Em novembro de 2006, o CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – iniciou os serviços de atendimentos com a TOC – Terapia de Ondas de Choque. A análise dos números nestes praticamente três anos mostra o grande sucesso deste novo tratamento: do total de atendimentos, 75 % obtiveram praticamente cura, ou seja, ausência completa dos sintomas. Dos 25% restantes, apenas 10% não obtiveram nenhum resultado e os demais 15% tiveram uma grande melhora dos sintomas dolorosos, com retorno da função motora.

“Em média, foram necessárias apenas três sessões de aplicação da TOC para que os 75% dos atendimentos obtivessem sucesso. Tive apenas oito casos onde foram preciso mais de cinco sessões”, conta o especialista em TOC e fisiatra do CREB, Antônio d’Almeida Neto. Segundo ele, a clínica reproduz os melhores resultados encontrados nos principais centros de TOC do mundo. “Comparando nossos números com as publicações internacionais, temos a satisfação de perceber que estamos em um patamar semelhante ao que se apresenta nos melhores centros internacionais do mundo. Nossas estatísticas são compatíveis com os números deles”, afirma o médico.

A TOC é hoje o que há de mais moderno no combate a tendinite de ombro, quadril, cotovelo e joelho, bursites, fascite plantar e esporão de calcâneo, tendo inclusive aprovação da exigente agência norte-americana FDA – Food Drug Administration. Muito indicado pelos médicos nos Estados Unidos e na Europa, está conquistando seu espaço no Brasil, pela sua eficácia, por não ser invasivo e pelos ótimos índices de sucesso em todo mundo. Outro ponto extremamente importante é o custo: a Terapia por Ondas de Choque custa de oito a dez vezes menos que uma cirurgia e ainda diminui os riscos do paciente com a internação em hospital. A TOC inclusive é utilizada pelo Comitê Olímpico para tratamento de atletas lesionados durante a competição.

O tratamento da TOC é feito em consultório médico, por médico capacitado, através de ondas acústicas, que vem sendo utilizado com sucesso em substituição a vários tipos de cirurgia. Segundo o Dr. Antônio, as melhores respostas ao tratamento têm sido de casos de patologia em ombros, em especial as tendinites e bursites, na região plantar (sola do pé), principalmente para as fascites plantares, as calcificações na junção do tendão de Aquiles com o osso do calcanhar (entesite aquiléa) e, também, para bursites do quadril (trocanteriana). “Na maioria dos casos, a eficácia da TOC é percebida logo após as duas primeiras aplicações. Não há internação, não é invasivo, é praticamente indolor e também minimiza o uso crônico de medicações, reduzindo efeitos colaterais e os gastos com medicamentos”, finaliza o fisiatra do CREB, pioneira e uma das poucas clínicas do Rio de Janeiro que disponibilizam a TOC.