(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Viscossuplementação traz excelentes resultados no tratamento para artrose

 

A artrose, uma doença lenta e progressiva, que degenera a cartilagem articular, é responsável, segundo o Ministério da Saúde, por 30% a 40% das consultas em consultórios de reumatologia e por 7,5% dos afastamentos de trabalho. A doença pode provocar...

A artrose, uma doença lenta e progressiva, que degenera a cartilagem articular, é responsável, segundo o Ministério da Saúde, por 30% a 40% das consultas em consultórios de reumatologia e por 7,5% dos afastamentos de trabalho. A doença pode provocar dor, crepitação, inchaço, redução de movimentos e até mesmo a impossibilidade de caminhar ou de realizar atividades corriqueiras, como vestir sozinho uma blusa, escovar os dentes ou mesmo amarrar o sapato.

“A artrose apresenta uma degeneração progressiva das articulações, e as principais causas da doença são a idade, a sobrecarga mecânica das articulações e traumas. Ela é classificada do grau 1 (o mais leve) até o grau 5 (os mais graves). O tratamento é individualizado e naturalmente depende do grau e da idade do paciente”, explica o ortopedista Marcelo Alvim, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo. Segundo ele, além do uso de medicamentos específicos, o tratamento da artrose utiliza protocolos de reabilitação física, que incluem fisioterapia, hidroterapia, cinesioterapia específica, eletroterapia, RPG e acupuntura.

A viscossuplementação alivia a dor e o restabelece o movimento

Além destes protocolos, um novo e moderno tratamento, disponível no CREB, alcança excelentes resultados, tanto para casos leves como mais graves. Trata-se da viscossuplementação, injeções intra-articulares de ácido hialurônico, o mesmo componente que já existe no líquido sinovial de uma articulação saudável. As injeções são aplicadas por médico especialista, no próprio consultório, “Com o passar do tempo e o processo de artrose, o líquido sinovial perde sua capacidade funcional. A viscossuplementação tem sido usado como excelentes resultados. Muitas vezes, evita até mesmo a necessidade de cirurgia. A viscossuplementação, é bom esclarecer, não é um corticoide ou um anti-inflamatório que tem efeitos colaterais. As injeções trazem alívio para a dor e melhora o movimento, devolvendo a qualidade de vida perdida”, complementa o ortopedista do CREB e professor da UFRJ, Clovis Munhoz.

O Dr. Clovis explica que geralmente não há contraindicações para a viscossuplementação e que são feitas de três a cinco aplicações, podendo repetir o tratamento de seis meses a um ano depois. “A viscossuplementação é um excelente tratamento. Além de aliviar a dor, possibilita o restabelecimento do movimento. Obviamente que cada pessoa responde de uma forma ao tratamento, mas geralmente já se sente alívio um mês após a aplicação. O importante é devolver ao paciente a qualidade de vida perdida”, finaliza o ortopedista.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤