SERVIÇOS

Reabilitação

Para conhecer os serviços CREB, clique nas abas abaixo:

ACUPUNTURA
acupuntura

Indicações: dores na coluna vertebral, fibromialgia, tendinite, artrose, entre outros problemas ortopédicos e reumáticos. Utilizada no oriente há mais de 2.500 anos, a acupuntura é uma ciência baseada na tradicional e milenar medicina chinesa, cujo objetivo é a prevenção, alívio de dores e tratamento de diversas patologias.

O médico acupunturista estimula o sistema nervoso central do paciente através de micro-agulhas em regiões específicas do corpo, causando a liberação de substâncias naturais e analgésicas, diminuindo a dor e trazendo a sensação de bem-estar.

FISIOTERAPIA ELETROTERÁPICA

O calor assim como o frio podem ser utilizados para o tratamento da dor e do desconforto articular, causando um bem estar imediato. Os objetivos primários da termoterapia são o aumento do fluxo sanguíneo e da temperatura muscular para analgesia, o aumento da nutrição no nível celular, a redução do edema e a remoção dos metabólicos e outros produtos existentes no processo inflamatório.

As diferentes modalidades usadas em eletrotermoterapia podem ser subdivididas naquelas que aquecem os tecidos superficiais e aquelas que aquecem as estruturas profundas. Podendo, também, ser subdividida de acordo com os métodos primários de transferência de calor para os tecidos, os quais são condução, convecção e a conversão de outras formas de energia em calor para absorção.

FISIOTERAPIA CINESIOTERÁPICA

Indicações: para melhora da elasticidade e mobilidade muscularAs técnicas de cinesioterapia permitem a reabilitação dos movimentos, da força e da elasticidade articular.

Para que os tecidos lesados recuperem sua capacidade original, é importante a escolha de técnicas cinesioterápicas apropriadas, em intensidade, local e duração adequados, restaurando, assim, a elasticidade e plasticidade normal muscular, o que proporciona o equilíbrio e diminui a dor.

FISIOTERAPIA PERINEAL
A reabilitação perineal é um processo terapêutico para o restabelecimento do funcionamento adequado do assoalho pélvico. Indicada nos casos de:
  • Trabalho pós e pré parto
  • Incontinência úrinária (perda de controle da bexiga, variando de uma ligeira perda de urina após espirrar, tossir ou rir até a total incapacidade de controlar a micção).
  • Incontinência Noctúria (necessidade de ir ao banheiro durante o sono ou o excesso de vezes durante a noite).
  • Incontinência fecal (afeta o controle da eliminação de fezes).
  • Fraqueza da musculatura ou que passou por procedimentos cirúrgicos na região do assoalho pélvico.
  • Incontinência úrinária infantil dada as crianças que urinam na cama após maturação do períneo que se dá aos 5 anos de idade.
HIDROTERAPIA
Hidroterapia

Indicações: fibromialgia, osteoporose, artrose, tendinite, lombalgia, ombro congelado, reabilitação pós-cirúrgica (joelho, quadril, coluna, cotovelo e ombro), neuropatias, diabetes, entre outras.Dentro da água, o paciente é capaz de suportar seu próprio peso, com menos esforço, aumentando sua resistência muscular e permitindo o alongamento e a movimentação articular da área comprometida.

Por isso, a hidroterapia permite o alívio das dores, a sensação de relaxamento e ainda reduz os riscos de futuras lesões. A hidroterapia deve ser, no entanto, sempre realizada em piscina aquecida, em temperatura apropriada, e monitorada por profissionais especializados, como acontece no CREB.

RPG
RPG

Indicações: quaisquer dores causadas por desvios posturais.Técnica francesa que considera sistemas musculares e esqueléticos como um todo, o RPG é a sigla de Reeducação Postural Global e procura tratar de forma individualizada músculos que são de estruturas diferentes (músculos dinâmicos e estáticos).

O tratamento permite ao paciente mudanças posturais visíveis, trazendo o alívio de dores causadas por desequilíbrios e compensações musculares. Gera, também, resultados estéticos satisfatórios, sendo perceptível a melhora de sua condição postural.

PROGRAMA DE CORREÇÃO POSTURAL

Atendemos das mais simples às mais complexas doenças na coluna vertebral que envolvem as regiões cervical, torácica, lombar ou sacral da coluna. Temos um atendimento especializado em coluna vertebral e dispomos de todos os recursos tecnológicos e protocolos para atendimento, em nossa própria clínica.

Um exemplo são as duas piscinas climatizadas que dispomos para a prática de hidroterapia. Contamos também com estúdio de Pilates, as mais diversas técnicas de fisioterapia, acupuntura, RPG e aparelhos modernos, como raio-x digital, tudo concentrado na própria clínica. Assim, podemos oferecer um atendimento global, sempre com orientação de médicos reumatologistas e fisiatras. O nosso Programa de Correção Postural utiliza os mais modernos e eficientes protocolos e procedimentos não-cirúrgicos para o tratamento de problemas da coluna.

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

O CREB dispõe de um abrangente serviço de reabilitação neurológica, com hidroterapia em piscinas aquecidas e cinesioterapia nos seus vários métodos, entre outras medidas de reabilitação física. Além disso, oferece tratamento para a espasticidade e distonias, com aplicação da toxina botulínica Tipo A, que apresenta excelentes resultados clínicos. Atualmente, o uso de Toxina Botulínica Tipo A é considerado tratamento “padrão ouro” em distonias e de espasticidade. A Toxina Botulínica Tipo A vem sendo usada há 20 anos no tratamento de condições neurológicas, especificamente nas doenças caracterizadas por distonias e espasticidade. O tratamento é feito através de injeções musculares realizadas pelo médico.

A freqüência do tratamento é de 3 a 6 meses (em média 4 a 5 meses entre cada aplicação). E o número de sessões é individualizado para cada caso. Aliado a um programa de reabilitação física multiprofissional, os resultados da aplicação da Toxina Botulínica Tipo A são animadores.

Além de avanços na terapêutica com a Toxina Botulínica Tipo A, também houve grande desenvolvimento de técnicas de reabilitação neurológica, que proporcionam uma vida ativa e produtiva a pacientes que, em outros tempos, seriam permanentemente considerados incapazes.

Pacientes com espasticidade e distonias têm necessariamente que estar num programa de reabilitação física/multiprofissional. Entre os resultados do tratamento está a melhora das atividades funcionais do paciente, como a marcha, a movimentação voluntária e retorno ao trabalho e a diminuição da dor.

Outros benefícios são a prevenção de contraturas, a diminuição da freqüência e gravidade dos espasmos dolorosos e até o retardo na indicação de procedimentos cirúrgicos, ou mesmo a sua suspensão.

FISIOTERAPIA PERINEAL & UROLÓGICA
fisioterapia perineal & urológica

A fisioterapia perineal & urológica tem evoluído muito nos últimos anos e sua importância tem crescido cada vez mais devido aos excelentes resultados que alcança no tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais como, por exemplo, as incontinências urinárias, fecais, disfunções sexuais e as distopias genitais (entre as quais a “queda de bexiga”).

Hoje, o tratamento de primeira escolha, antes de se pensar em tratamento invasivo (cirurgia), é a fisioterapia, que também pode ser associada ao pré e pós-operatório. A fisioterapia urológica tem como principais objetivos reduzir a frequência miccional, reduzir a hiperatividade vesical, facilitar o esvaziamento vesical, melhorar a atividade esfincteriana, melhorar a condição muscular do assoalho pélvico e buscar independência funcional para melhora de qualidade de vida.

Utilizamos, no CREB, os mais modernos recursos disponíveis, como exercícios perineais, eletroestimulação, biofeedback, aspiração diafragmática com exercícios de pressão reduzida, cinesioterapia, técnicas comportamentais e reorganização corporal.

BIOFEEDBACK
biofeedback

Indicações: reaprendizagem do estímulo dos movimentos. Útil para controle das incontinências urinárias e fecais.Biofeedback é uma técnica de reaprendizagem motora, que utiliza um aparelho computadorizado com o objetivo de oferecer às pessoas que sofreram lesões esperanças em reaprender a controlar os movimentos e a incontinência.

Permite ao paciente uma melhor compreensão de sua contração muscular e oferecendo, ao especialista, meios para avaliar e aplicar procedimentos específicos.