(21) 3182 8282 Whatsapp Agende online
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Avaliação Muscular Isocinética ajuda a definir desequilíbrios musculares e tendinosos ao redor dos joelhos

A artrose de joelho destrói a cartilagem da articulação, provocando dor crônica, inchaço, sensação de rigidez, vermelhidão e limitação do movimento. Não se sabe ao certo a causa da doença, mas a boa notícia é que há tratamento, e a qualidade de vida pode ser readquirida, com a eliminação dos sintomas. “Ao menor sinal de dor no joelho, um especialista deve ser consultado. Quanto antes definirmos o diagnóstico e o tratamento, melhor para o paciente”, determina explica o Dr. Clovis Munhoz, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Apesar da artrose do joelho ser um processo progressivo e irreversível, é possível buscar e alcançar a melhora funcional e o controle da dor e demais sintomas da doença. “Um programa de fisioterapia individualizado será passado para o paciente, com resultados muito bons. Aqui no CREB, associamos o programa a protocolos que incluem acupuntura, para controle de dor, pilates terapêutico e hidroterapia, e temos colhido resultados ainda melhores”, garante o Dr. Clovis.

Uma novidade oferecida pelo CREB é a Avaliação Muscular Isocinética Computadorizada. Trata-se de um moderno teste que vem sendo cada vez mais utilizado para atletas de alto rendimento como ferramenta preventiva, minimizando, assim, chances de lesões e que agora está disponível para todos. “O teste é um verdadeiro aliado para detectar desequilíbrios musculares e tendinosos ao redor dos joelhos. Alterações no índice de amplitude, força e potência do movimento podem ocasionar doenças como a condromalácia e a tendinite patelar, entre outras, além de lesões musculares. Essa avaliação auxilia, em muito, o médico”, explica o ortopedista. Segundo ele, o aparelho isocinético possibilita o paciente realizar um esforço muscular máximo, que se acomoda à resistência. A máquina possibilita uma velocidade angular constante, permitindo a realização do movimento em sua amplitude articular. “Assim, podemos corrigir desequilíbrios musculares e evitar maiores problemas posteriormente”, afirma.

A inatividade é prejudicial e leva a outros problemas de saúde

O Dr. Clovis pontua que a atividade física é importante, mas deve ser orientada, evitando alguns tipos de atividades e exercícios agravarão a articulação do joelho. Ele diz que a inatividade é prejudicial e leva a outros problemas de saúde, mas é fundamental que o paciente consulte o médico e converse sobre o tema. Ele lembra que o descanso também é importante, principalmente quando há dor. “Para aqueles que estão com sobrepeso, emagrecer é fundamental e indispensável”, esclarece, finalizando que o médico poderá receitar medicamentos específicos para controle da dor.

Quer receber novidades?

O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤