CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Caminhar faz bem a saúde e ajuda a combater as dores

“Contabilizamos mais de 300 doenças que afetam os ossos e os músculos, como a fibromialgia, a osteoporose, a lombalgia, a osteoartrite e tantas outras. Caminhar é uma excelente atividade física, que está ao alcance de qualquer um. É uma atividade prazerosa, não depende de investimento algum, como matricula e mensalidade de academia, e pode ser feita por qualquer um. Além de ganhar condicionamento físico, a pessoa já sente a intensidade de dores reduzida nas primeiras sessões de caminhada”.

Opção de atividade física de baixo impacto

A afirmação é do Dr. Clovis Munhoz, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e professor de ortopedia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo ele, a prática de atividade física regular é uma das condições básicas na busca por uma melhor qualidade de vida. “A atividade física ajuda a combater dores nos músculos e ossos, reforça a coluna vertebral e ajuda a garantir um sistema musculoesquelético saudável e forte para sustentar o organismo. Mesmo para aqueles que não gostam de praticar esportes, é possível estabelecer uma atividade física regular e prazerosa: a caminhada pode ser uma excelente opção de atividade física de baixo impacto, que pode ser adotada pela maioria das pessoas, inclusive da terceira idade”, reforma ele.

O ortopedista do CREB recomenda que ao se iniciar uma atividade física é preciso, primeiro, consultar um médico. Mesmo uma simples caminhada precisa de atenção e de cuidados, para que a atividade não se transforme em um problema. “A caminhada é sempre uma boa opção. É um exercício aeróbico que pode ser realizado com intensidade moderada no início, para aqueles que estão fora de forma. Com o tempo, os exercícios podem ser intensificados”, diz. O tempo e a distância da caminhada vão depender de cada pessoa. “É a prática com cautela e a tolerância do paciente que determinarão o tempo e a intensidade do exercício. E quanto mais se praticar, mais se pode avançar. Muitas pessoas se adaptam rapidamente à caminhada e melhoram significativamente após o início desta prática. É comum a pessoa sair para caminhar com algum desconforto e voltar sem dor alguma”, finaliza.

Quer receber novidades?

O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤