CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Cefaleia Cervicogênica: acupuntura e fisioterapia trazem excelentes resultados

Tensão, preocupação, ansiedade e estresse são as principais causas da cefaleia cervicogênica, uma dor de cabeça que tem um componente cervical que predomina. Existem em torno de 150 tipos de cefaleias, e muitas são causadas pela má postura. A cefaleia cervicogênica é uma delas.

  • A cefaleia cervicogênica responde por 15% a 20% de todas as dores de cabeça e é causada por uma disfunção nos primeiros segmentos da coluna cervical. Sua principal causa é alguma alteração cervical do pescoço ou da nuca. Tal alteração pode ser alguma doença da cervical, como por exemplo uma hérnia de disco, ou mesmo uma osteoartrose cervical, estenose de canal cervical, pinçamento de raízes cervicais, ou ainda contraturas, torcicolos, problemas posturais que podem acarretar em dor cervical e na dor de cabeça. – explica o reumatologista Sérgio Rosenfeld, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

Segundo o reumatologista do CREB, a acupuntura é capaz de aliviar os pontos de gatilhos de dor provocado pela cefaleia. Outras técnicas de fisioterapia, comopor exemplo a terapia craniossacral, a termoterapia, o uso de tens, laser, ultrassom e digitopressão podem ser excelentes opções de tratamento.

  • Temos medicamentos que ajudam muito. Mas corrigir vícios de postura é fundamental. Um especialista deve ser consultado e decerto que ele orientará o paciente a prevenir essa enxaqueca forte. É muito importante corrigir a má postura. Para isso a fisioterapia com reorganização postural, como o RPG, pode ser uma excelente opção também, Isso será decidido no consultório médico – afirma ele.

Quer receber novidades?

O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤