CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Como trabalhar e dirigir sem sentir dor na coluna? Ortopedista do CREB ensina

 

Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 85% da população mundial já sentiu, sente ou sentirá dor na coluna em algum momento da vida. Nossos vícios de postura são grandes inimigos da saúde da coluna, e para fugir dessa estatística...

Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 85% da população mundial já sentiu, sente ou sentirá dor na coluna em algum momento da vida. Nossos vícios de postura são grandes inimigos da saúde da coluna, e para fugir dessa estatística é preciso ter muita atenção no dia a dia. Principalmente para aqueles que trabalham o dia inteiro sentados, em um escritório ou dirigindo.

  • Dicas de ergonomia são fundamentais e essenciais para quem trabalha o dia inteiro sentado e quer evitar problemas na coluna. Observar a altura e tamanho da mesa e da cadeira no escritório, buscar apoio para os braços, atentar para a sua distância para o monitor do computador, tudo pode fazer a diferença – afirma o ortopedista Márcio Taubman, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

Uma das principais dicas que o médico do CREEB dá é a postura ao usar o computador:

  • O monitor deve ficar um pouco abaixo da linha dos olhos. Os calcanhares devem estar mantidos no chão ou uma pequena rampa de apoio. Os joelhos devem fazer um ângulo de 90 graus ou ficar um pouco acima do quadril. Os punhos devem estar apoiados sobre uma peça confortável, e os cotovelos apoiados. O encosto da cadeira deve estar em contato com a região lombar, e o quadril bem próximo do encosto da cadeira – ensina o Dr. Márcio.

Dirigir corretamente também é primordial para a saúde da coluna:

  • O motorista pode usar uma pequena almofada na lombar para oferecer conforto e evitar dores na coluna. Os joelhos devem estar alinhados com os quadris ou um pouco acima. Apoie bem o seu corpo no banco e no encosto, fazendo um ângulo de 90 graus. Ao acionar os pedais do caro, os joelhos devem permanecer levemente flexionados. Já os cotovelos devem ser mantidos com leve flexão, para garantir liberdade de movimento ao motorista – finaliza ele.