(21) 3182 8282 Whatsapp Agende online
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Dez por cento da população mundial tem Artrose

Uma das mais comuns doenças reumáticas, a artrose acomete 10% da população mundial e, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 20% da população adulta brasileira. Trata-se de uma das principais causas de incapacidade e afastamento do trabalho.

A doença provoca nas articulações de joelhos, quadris, tornozelo e coluna. Segundo o Dr. Eduardo Sadigurshci, reumatologista e fisiatra do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, a artrose é caracterizada por um desgaste da cartilagem e alterações ósseas.

  • O principal sintoma é a dor, que começa apenas com a movimentação da articulação afetada, melhorando com descanso, mas que pode progredir para dores até mesmo durante o repouso. Pode ocorrer também diminuição dos movimentos, ruído na articulação (crepitações), inchaço na articulação, deformidades e falta de firmeza ao realizar movimentos. Ao menor sinal de dor, o médico deve ser consultado. Utilizamos analgésicos e anti-inflamatórios para reduzir a dor do paciente. Mas o tratamento melhora a qualidade de vida. Além de medicamentos, contamos com protocolos que incluem hidroterapia, em piscinas adequadamente aquecidas, como temos no CREB, e acupuntura. O impacto do exercício físico pode ser um fator limitante para muitos pacientes, mas o trabalho feito dentro da água, aquecida, supervisionado por profissionais, traz muitos resultados positivos – afirma o médico do CREB.

Quer receber novidades?


O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤