(21) 3182 8282 Whatsapp Agende online
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Dores no joelho? Um especialista deve ser consultado

É muito comum sentirmos dor no joelho, após uma longa caminhada ou a realização de atividade física. Muitas vezes, achamos que a dor é apenas consequência natural de um esforço maior, um desconforto qualquer, e não damos atenção ao fato. Ao menor sinal de dor no joelho, um especialista deve ser consultado: a dor no joelho é o principal sintoma da artrose do joelho, acompanhada da sensação de rigidez, crepitação e inchaço.

Dor no joelho é o principal sintoma da artrose

“O paciente sente dor no joelho e acha que é algo passageiro, que um simples analgésico resolverá o problema. Essa dor pode até sumir, mas também pode voltar e piorar, até mesmo comprometendo as atividades diárias e influenciando em sua qualidade de vida. A dor pode piorar, por exemplo, quando há pressão adicional na articulação, como quando subimos escadas. A sensação de rigidez é fruto do atrito do osso e inchaço na articulação do joelho, o que o torna rígido e menos flexível. Essa sensação pode ser mais intensa de manhã, quando levantamos da cama, ou após um longo período de inatividade, como, por exemplo, após muito tempo sentados diante de um computador. Essa rigidez pode vir acompanhada de inchaço”, afirma o Dr. Clovis Munhoz, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, e professor de ortopedia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Segundo ele, um joelho com artrose apresenta a cartilagem nas articulações “quebrada”, ou seja, “machucada”. “Há o desenvolvimento e crescimento de ósseos anormais, chamados de osteófitos ou esporões ósseos, e trata-se de um processo gradual, que pode piorar ao longo dos anos. A dor crônica é o principal sintoma, principalmente em movimentos como dobrar, ajoelhar, agachar e subir escadas. Quando a cartilagem do joelho é seriamente comprometida, os ossos do fêmur e da tíbia, e às vezes da rótula também, podem se esfregar, de modo que provoca irritação e o inchaço do joelho. Essa sensação pode ser acompanhada da sensação de queimação e o joelho pode ficar vermelho ao toque”, diz o Dr. Clóvis.

O estalar do joelho é mais um sintoma da artrose, o que pode acontecer principalmente quando agachamos e o joelho é dobrado. O ortopedista do CREB diz que pode ser um sinal de desgaste da cartilagem. O Dr. Clóvis recomenda que ao menor sinal de dores no joelho, um especialista deve ser consultado para a definição do diagnóstico e do tratamento. “Quando mais cedo começarmos a tratar, melhor será”, garante.

Quer receber novidades?


O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤