(21) 3182 8282 Whatsapp Agende online
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Entorse de tornozelo: um ortopedista deve ser consultado mesmo após uma simples torcida de pé.

A entorse de tornozelo é uma das lesões mais comuns entre atletas. Estima-se que são desse tipo 20% de todas as lesões musculoesqueléticas e mais de 30% de todas as lesões, em todos os esportes. É, também, extremamente comum no nosso dia a dia: quem de nós já não “torceu o pé” inesperadamente, passando a sentir dor no local inchado?

De tão comum, muitas vezes as pessoas preferem tomar um analgésico qualquer, um anti-inflamatório, colocar uma bolsa de gelo, e pronto. É um erro. Um ortopedista deve ser sempre procurado, pois o problema pode ser maior do que se pensa. “Quanto mais rápido o diagnóstico e o início do tratamento, melhor e em menos tempo vamos resolver o problema. O paciente pode ter sofrido um entorse bem simples, que a aplicação de gelo e repouso resolverão o assunto, mas também pode ter sofrido uma lesão mais grave, com ruptura de alguma estrutura e dor intensa. Exames indicarão o grau da entorse e, consequentemente, o tipo de tratamento a seguir”, explica o professor da UFRJ e ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo -, Dr. Clovis Munhoz.

Há uma série de recursos para tratar uma entorse, dependendo do grau da lesão

Segundo o Dr. Clovis, há uma série de recursos para tratar de uma entorse, dependendo do grau da lesão. Além do tratamento medicamentoso, o médico poderá receitar fisioterapia e até mesmo acupuntura, para alívio da dor, que pode ser bem intensa, ou mesmo imobilização com uso de órtese. “A automedicação é um grande erro, porque não se pode adivinhar o que aconteceu, nem o grau da lesão. Precisamos fazer exames de imagem e prescrever o melhor tratamento. A lesão pode ser de grau 1, com estiramento ligamentar, grau 2, com lesão ligamentar parcial, ou grau 3, com lesão ligamentar total. Um ortopedista deve ser procurado sempre nessas ocasiões. Uma simples ‘torcida de pé’ pode se transformar em um problema mais grave”, garante o médico.

Quer receber novidades?


O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤