(21) 3182 8282 Whatsapp Agende online
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Medicina do esporte trata lesões e trabalha a prevenção

Qual é a interseção que pode existir entre uma pessoa sedentária, alguém que quer intensificar sua condição física para obter uma melhor qualidade de vida e um atleta de alto rendimento? A resposta é simples: todos precisam consultar um médico especialista em medicina do esporte, para praticar exercícios com mais segurança e saúde.

Para praticar esportes é necessário consultar um especialista em busca de orientação

“Uma pessoa sedentária, que decide passar a praticar algum tipo de esporte, precisa primeiro se consultar com um especialista, em busca de orientação. Não pode simplesmente sair jogando futebol ou correndo, por exemplo. O mesmo vale para quem quer intensificar suas atividades. E o atleta de alto rendimento está exposto à atividade, precisa se precaver e ser acompanhado por um especialista”, explica o Professor de Ortopedia da UFRJ e ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – Dr. Clóvis Munhoz.

“É preciso treinar com segurança e orientado para alcançar os resultados desejados. A medicina do esporte cuida de pacientes com problemas provenientes do esporte, mas também trabalha a prevenção, o que é fundamental. Tratamos das doenças relacionadas ao esporte, mas orientamos a pessoa para que não venha a ser acometido”, acrescenta o ortopedista do CREB e médico do Flamengo, Dr. João Marcelo.

Segundo o Dr. Clovis, os principais problemas encontrados no consultório de um especialista em medicina do esporte são lesões por entorse de joelho, tornozelo, rupturas musculares, lesões de ligamentos e tendões. Ele conta que o CREB conta com a Terapia por Onda de Choque (TOC), técnica utilizada, por exemplo, pelos principais clubes de futebol da Europa e do Brasil, para tratamento das dores do sistema músculo esquelético, cuja eficácia já alcança a impressionante marca de 70 a 85% de bons resultados em pacientes que não obtiveram melhoria com outros tratamentos. “Trata-se de um método indolor e não invasivo, através de ondas acústicas, feito em consultório médico, por médico capacitado, para o combate a tendinite, bursite, fascite plantar e esporão de calcâneo, entre outras doenças”, explica ele.

O CREB dispõe deste moderno tratamento, que pode ser associado a acupuntura, a hidroterapia e a reabilitação física (fisioterapia), também disponíveis no CREB, para um resultado ainda melhor. “Em muitos casos, o TOC pode evitar a cirurgia”, finaliza o Dr. João Marcelo.

Quer receber novidades?

O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤