CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Ortopedista do CREB explica o que é hérnia de disco

Dor na região lombar (região baixa da coluna perto da bacia), fisgadas nas costas, câimbras noturnas, irradiação para as pernas, formigamentos nas pernas e amortecimentos nos pés são sintomas das hérnias lombares. A hérnia de disco lombar é uma doença de origem mecânica que atinge os nossos discos vertebrais. Ao menor sinal de um destes sintomas, um especialista deve ser procurado.

“Nossa coluna vertebral é composta com aproximadamente 32 vértebras. São os ossos que formam a nossa coluna. Entre cada uma destas vértebras, há um disco que atua como uma espécie de amortecedor e que serve para capacitar o movimento da coluna. Nem todos sabem, mas apesar de possuir ossos, a nossa coluna se move para todas direções”, explica o ortopedista Márcio Taubman, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

O médico do CREB explica que nossa coluna é muito prejudicada pelo mau uso que fazemos dela, como vícios de má postura, causas genéticas, uso de tabaco, alimentação ruim e desregrada, pouca ingestão de água e sobrepeso, entre outros. “Com o tempo, a coluna sobre um processo gradual de desgaste. Chamo a atenção para que na grande maioria das vezes o tratamento da hérnia de disco não necessita de cirurgia. O importante é qualificar a musculatura que envolve e protege a coluna vertebral por meio da hidroterapia, RPG e mesmo do pilates terapêutico que realizamos no CREB com muito sucesso na melhora para o paciente”, afirma ele.

Quer receber novidades?

O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤