(21) 3182 8282 Whatsapp Agende online
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Ortopedista do CREB explica porque encolhemos na terceira idade

Encolher de tamanho faz parte do processo natural de envelhecimento do ser humano. Esse processo chama-se senescência e não se trata de alguma doença ou um problema pontual. Todos passam por isso. “Nosso organismo se modifica com o tempo, isso é natural. Os tecidos ficam mais flexíveis, há perda de fluídos e hormônios e também observamos perda de força e estrutura de músculos e ossos. O encolhimento é algo natural”, explica Clovis Munhoz, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e professor de ortopedia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Senescência

Uma pesquisa feita por cientistas alemães promoveu um estudo sobre a altura dos discos e a forma da coluna vertebral na terceira idade. Os cientistas contaram com a participação de 1200 voluntários em busca de respostas para duas perguntas: há redução dos discos que se localizam entre os ossos ou a altura dos discos aumentar com o passar do anos? Diminuímos de tamanho acontece porque os ossos ficam mais comprimidos?

Os cientistas concluíram que os discos localizados na parte baixa das costas, da lombar, aumentaram de altura até as pessoas atingirem 70 anos, tanto em homens quanto nas mulheres. No entanto, a principal parte das vértebras ficou menor com a idade. O centro dos ossos aparentava ter baixado seu nível de propriedades. A parte superior de cada osso sofreu mudanças em sua densidade, chegando a uma massa mais reduzida se comparada com a inferior. A concavidade aumentou em toda a extensão.

“O encolhimento acontece por conta das mudanças nos ossos, não nos discos que estão localizados entre ele. Nossa coluna tem várias vértebras, que são ligadas por articulações, ou seja, os discos intervertebrais. Esses discos tem material fibroso e gelatinoso, que fazem a função de amortecedores. O que diminui com o passar dos anos são as vértebras”, explica o Dr. Clóvis.

Quer receber novidades?

O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤