(21) 3182 8282 Whatsapp Agende online
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Pubeite: reabilitação física elimina dor na região púbica

Mais comum em atletas praticantes de esportes que envolvem contato direto e movimentos repetitivos do membro inferior, a Pubeite (ou pubalgia) apresenta dor ou sensação de ardor na região púbica, que pode se irradiar para adutores, abdômen e região lombar. Segundo o ortopedista Clovis Munhoz, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo -, é possível que haja diminuição na amplitude do movimento do quadril e espasmo da musculatura adutora. “No futebol, passe lateral, tiro de meta, dribles e até uma parada de bola podem reproduzir a dor”, aponta ele.

Segundo o Dr. Clovis, a dor pode piorar durante uma caminhada ou ao subir escadas. O diagnóstico é realizado a partir de uma avaliação criteriosa clínica e biomecânica, identificando fatores de risco na prática de esportes e avaliando gestos incorretos. Deve-se utilizar exames complementares de imagem, além da baropodometria dinâmica computadorizada e avaliação isocinética, ambos exames disponíveis no CREB.

O tratamento da Pubeite, explica o Dr. Clovis, conta com medicamentos e reabilitação física, com protocolos que incluem RPG, pilates, hidroterapia, acupuntura e kinesio taping, também disponível no CREB. “Ao menor sinal de dor na região púbica, um médico ortopedista, reumatologista ou fisiatra deve ser procurado. Quanto antes começar a tratar, mais rapidamente vamos resolver o problema”, finaliza o médico.

Quer receber novidades?

O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤