CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Retorno à atividade física? Um médico especialista deve ser consultado primeiro

Muita gente interrompe suas atividades físicas no inverno, por conta do frio, de uma viagem de férias, e acaba adiando a volta a academia ou ao esporte predileto. Quando o faz, se sente “engessado”, duro, sem a mesma desenvoltura de antes. Outros simplesmente decidem trocar o sedentarismo pelo esporte, de olho no verão, que se aproxima. Essas pessoas precisam procurar um médico especialista para voltar às suas atividades físicas regulares sem sofrer riscos de contusões e dores, principalmente na coluna.

– Se o treino excessivo pode trazer problemas de ordem médica para atleta, imagine alguém que estava sedentário e decide se matricular numa academia ou correr no calçadão da praia. Quem estava acostumado com a atividade física, e para por dois ou três meses, também tem que voltar sob orientação médica – afirma o ortopedista Clovis Munhoz, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e professor de ortopedia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É preciso voltar paulatinamente à atividade

O Dr. Munhoz pontua que é preciso voltar paulatinamente à atividade. O mesmo vale para o sedentário que resolve se exercitar regularmente. Ele lembra que sentir dores pelo corpo após a prática de exercícios físicos é normal para quem estava de férias ou sedentário. Mas essas dores logo devem desaparecer.

– Sem orientação, essas dores podem provocar problemas maiores. É muito comum, por exemplo, aparecerem dores nas costas. Sem cuidado e orientação, essas dores podem se transformar em uma contusão. Nunca é demais lembrar que 80% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde, têm, teve ou terá dor nas costas. O primeiro passo é consultar um médico especialista e retornar à atividade paulatinamente. Outra atitude fundamental é fazer exercícios de alongamento, antes e após a prática esportiva – orienta ele.

Quer receber novidades?

O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤