CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Vai praticar esportes? Um especialista em medicina do esporte deve ser consultado

O que há de comum entre uma pessoa sedentária, um esportista amador que quer intensificar sua condição física em busca de uma melhor qualidade de vida e um atleta de alto rendimento? Todos precisam de um médico especialista em medicina do esporte, em busca de uma prática de exercícios segura e saudável.

A medicina do esporte também trabalha a prevenção

O professor de ortopedia da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – e ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – Dr. Clóvis Munhoz explica que a medicina do esporte cuida de pacientes com problemas provenientes do esporte, mas também trabalha a prevenção, o que é, diga-se de passagem, fundamental.

 – Tratamos das doenças relacionadas ao esporte, mas orientamos a pessoa para que não venha a ser acometido. Uma pessoa sedentária, que quer iniciar a prática de atividade física precisa se consultar com um especialista, para ser orientado e evitar problemas. Isso também vale para aqueles que querem intensificar suas atividades, em busca de melhores resultados. Já o atleta de alto rendimento está sempre exposto quando treina e compete, por isso precisa se precaver e ser acompanhado por um especialista – relata ele.

O médico do CREB diz que os principais problemas encontrados no consultório de um especialista em medicina do esporte são: lesões por entorse de joelho, tornozelo, rupturas musculares, lesões de ligamentos e tendões.

 – O especialista vai traçar um plano que beneficie o paciente, evitando problemas que podem ser graves. Seguindo as orientações do médico, os resultados sempre serão melhores e mais saudáveis – finaliza ele.

Quer receber novidades?

O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤