CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Acupuntura alivia a dor e é aliada em diversos tratamentos

 

acupuntura tratamento da dor

A acupuntura é utilizada milenarmente pela medicina oriental, e ganha um espaço cada vez maior no ocidente também, em tratamentos dos mais diversos e alivio da dor. Para quem não conhece, trata-se do uso de agulhas com espessura de um fio de cabelo, que são aplicadas sobre pontos pré-determinados do nosso corpo, por um especialista que se formou no assunto.

“A acupuntura provoca uma neuromodulação de tudo que envolve o sistema nervoso central e periférico da pessoa. Além de trazer o alívio da dor, essa técnica milenar atua sobre a hipertensão arterial, transtornos do sono, síndromes de equilíbrio, asma, alergias, refluxos gástricos, disfunção erétil, incontinência urinárias e muitas outras patologias”, explica o Dr. Haim Maleh, reumatologista e fisiatra do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo e professor de reumatologia da UFF – Universidade Federal Fluminense.

O médico do CREB pontua que a acupuntura só deve ser feita por profissional habilitado. Reconhecida como especialidade médica no Brasil desde os anos 80, a acupuntura ganha cada vez mais espaço e no CREB é utilizada em diversos protocolos, com muito sucesso. “Há vários estudos que comprovam que a técnica é uma importante aliada na recuperação dos pacientes em diversos tratamentos, além de atuar diretamente sobre a dor, aliviando-a”, diz o Dr. Haim Maleh.