CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Acupuntura é aliada de pacientes com fibromialgia

 

A acupuntura não só oferece alívio da dor para pacientes com fibromialgia, como também melhora significativamente os sintomas da fadiga e ansiedade. Esta é a conclusão de pesquisadores da Mayo Clinic, a partir de uma pesquisa com 50 pacientes com fibromialgia, segundo critérios do American College of Rheumatology, que já haviam tentado tratamentos conservadores, incluindo a ingestão de suplementos dietéticos e ervas.

A melhora foi considerável no grupo que se tratou com a acupuntura. Os tratamentos foram bem tolerados pelos pacientes, e a maioria relatou que se beneficiou da experiência. Muitos pacientes relataram se sentir relaxados imediatamente após o tratamento.

 A fibromialgia atinge 2% da população mundial, principalmente mulheres. “Este estudo comprova que a acupuntura traz benefícios para o tratamento do paciente com fibromialgia, principalmente em quadro de dores, o que é muito comum nesta doença. A fibromialgia pode afetar gravemente na qualidade de vida da pessoa. Temos protocolos de tratamento que envolvem a acupuntura, incluindo também, além de medicamentos, a hidroterapia, que traz  excelentes resultados  quando associada ao tratamento ”, explica o reumatologista e fisiatra Haim Maleh, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.