CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Acupuntura ganha espaço no combate à dor

 

Acupuntura ganha espaço no combate à dor

Utilizada pela milenar medicina chinesa, a acupuntura vem sendo utilizada cada vez mais no ocidente como uma excelente opção no combate à dor, trazendo alívio e qualidade de vida para os pacientes. Trata-se de um protocolo utilizado para os mais diversos tipos de tratamento.

A acupuntura se utiliza de agulhas com a espessura de um fio de cabelo, que são aplicadas em pontos pré-determinados, segundo o quadro do paciente.

  • A acupuntura se baseia na restauração do funcionamento neural do organismo. Ela promove uma neuromodulação de tudo que envolve o sistema nervoso central e periférico do paciente. Além de trazer o alívio para a dor, a acupuntura atua sobre a hipertensão arterial, transtornos do sono, síndromes de equilíbrio, asma, alergias, refluxos gástricos, disfunção erétil, incontinência urinárias e muitas outras patologias – explica Bruno Vargas, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

O Dr. Bruno pontua que apenas profissionais habilitados devem praticar a acupuntura, cuja técnica é complexa. Ele acrescenta que apenas um médico pode diagnosticar a doença do paciente e recomendar a acupuntura.

  • Na China, somente pessoas graduadas em medicina tradicional chinesa ou medicina ocidental podes exercer a acupuntura. Vale lembrar que essa prática é reconhecida como especialidade médica no Brasil desde os anos 80 – finaliza. O CREB oferece a especialidade, com profissional habilitado e gabaritado para tal.