CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Alongamentos evitam dores na coluna

 

De acordo com estatísticas internacionais, 85% da população mundial sentiu, sente ou sentirá dor nas costas. A falta de exercício físico regular, a má postura diária, noites mal dormidas, o estresse e a alta carga de trabalho são os principais fatores que ocasionam dores na coluna.

Segundo Haim Maleh, fisiatra e reumatologista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, um dos mais comuns problemas de coluna é a lombalgia. “A lombalgia pode provocar muita dor na pessoa e pode ser consequência de inúmeros fatores, como a postura adotada, o estresse do dia a dia e até problemas emocionais. Movimentos repetitivos, carregar muito peso e trabalhos onde o profissional se mantem na mesma posição por períodos prolongados, por exemplo, favorecem o aparecimento da lombalgia mecânica crônica”, explica ele.

– A coluna precisa de um bom apoio. Se ele não existe, a sobrecarga de peso concentrada nesta região poderá se transformar em dores que podem chegar a impossibilitar a pessoa a realizar atividades como dirigir e até mesmo andar. O primeiro conselho que uma pessoa com alguma dor na coluna é: procure um médico para uma avaliação. Tratar uma lombalgia desde o início é muito mais fácil – avisa o médico.

Alguns cuidados no dia a dia podem ajudar a prevenir a lombalgia. O Dr. Haim Maleh orienta as mulheres, por exemplo, a optarem por sapatos de salto baixo, que absorvem bem o impacto do peso corporal. Uma boa postura é fundamental e, neste caso, sessões de RPG – Reeducação Postural Global –, Pilates e hidroterapia são aliadas fundamentais. Outra dica muito importante é fazer exercícios de alongamento diariamente. “O ideal é buscar uma atividade física regular. Para aqueles que não têm tempo, uma caminhada na hora do almoço pode ser uma excelente solução. Mas exercícios de alongamento de braços, pernas e pescoço podem ser feitos em qualquer momento e lugar. São exercícios fáceis, rápidos e que fazem toda a diferença. O primeiro passo é ter a consciência da sua postura ao longo de todo o dia. Uma postura correta é um excelente começo para uma boa qualidade de vida”, finaliza ele.