CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Artrose acomete dois em cada dez brasileiros adultos

 

Em torno de 20% dos adultos brasileiros são acometidos pela artrose. A conta é da SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. A doença, caracterizada pelo desgaste das cartilagens das articulações, não é exclusiva da terceira idade, com...

Em torno de 20% dos adultos brasileiros são acometidos pela artrose. A conta é da SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. A doença, caracterizada pelo desgaste das cartilagens das articulações, não é exclusiva da terceira idade, como muitas pessoas pensam. Cada vez é maior o número de pessoas na faixa dos 30 anos que sofrem com a artrose, também conhecida como osteoartrite.

Mais de 10 milhões de brasileiros são acometidos pela doença

 

De acordo com o livro “Osteoartrite – Cenário Atual e Tendências no Brasil”, no futuro o excesso de exercícios físicos será a causa de 45% dos casos de artrose. Hoje, mais de 10 milhões de brasileiros são acometidos pela doença.

– Trata-se do desgaste nas cartilagens das articulações que leva a pessoa a desenvolver a artrose. Obviamente que a faixa etária mais afetada é a terceira idade, devido ao envelhecimento natural do corpo, mas é cada vez maior o número de pessoas, na faixa dos 30 anos, com artrose em joelhos, quadris, tornozelos e coluna. Obesidade e exercício em excesso são duas das causas mais comuns – explica o fisiatra e reumatologista Eduardo Sadigurschi, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.