Uma vida saudável depende de inúmeros fatores, mas há três condições que são básicas: uma alimentação balanceada e regrada, um sono reparador e a prática regular de atividade física. Não há como fugir de uma destas condições se o objetivo é ter saúde e, consequentemente, qualidade de vida. “A vida moderno teima em nos afastar destas três condições, mas é preciso respeitá-las para se ter uma boa saúde”, garante o fisiatra e reumatologista Antônio D’Almeida Neto, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.
A prática de exercício físico deve ser regular
A falta de tempo parece ser a melhor e mais comum desculpa para justificar a falta de uma boa alimentação, o sedentarismo e até mesmo as poucas horas dedicadas ao sono. Afinal, se estamos sempre correndo para lá e para cá, como se cuidar? “Tudo é uma questão de escolha. Se você tem pouco tempo para almoçar, entra em uma lanchonete fast food e resolve o seu problema. Mas pode optar por um restaurante à quilo e fazer uma refeição balanceada. Obviamente que as vezes é impossível mesmo se alimentar adequadamente. Mas isso tem que ser uma exceção”, diz o Dr. Antônio.
A prática de exercício físico deve ser regular, aponta o médico do CREB. “É verdade que muita gente chega cedo no trabalho e vai tarde para casa. Mas há solução: você pode descer três pontos de ônibus antes do seu, e caminhar um pouco. Pode optar pelas escadas ao invés de utilizar o elevador. E durante o trabalho, pode e deve se alongar com frequência, a cada duas horas, por exemplo. Isso faz toda a diferença”, garante ele.
O Dr. Antônio pontua que a prática de atividade física regular melhora a amplitude do movimento, diminui riscos de lesões, tem reflexos na postura, atua sobre dores musculares e articulares e ajuda a perder peso. “Andar é uma atividade excelente. A pessoa pode aproveitar a hora do almoço e caminhar no entorno do seu trabalho”, lembra ele.
Atendimento médico especializado no Rio de Janeiro: