CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Atividade física regular: aquecimento é fundamental

 

Atividade física regular: aquecimento é fundamental

Que praticar exercício físico regularmente faz muito bem a saúde, todo mundo sabe. Mas é preciso tomar algumas precauções para não transformar algo muito bom em um problema: toda atividade física, seja qual for, deve ser precedida por um aquecimento.

“É preciso disciplina e conscientização para praticar exercício físico regular de forma saudável. Muita gente pratica alguma atividade por conta própria, principalmente corrida ou caminhada. E tem aqueles que são chamados de atletas de fim de semana, porque se exercitam apenas sábados e domingos, fazendo da atividade física uma atividade de lazer. Principalmente essas pessoas precisam tomar cuidado – alerta o ortopedista João Marcelo Amorim, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, e médico do time profissional do Flamengo.

Segundo João Marcelo, é muito comum que praticantes de atividade física regular por conta própria esqueçam de aquecer antes de começar o treino. Isso, segundo ele, é comum entre os praticantes de corrida, caminhada, surfe, bicicleta, canoagem, vôlei de praia e futebol entre amigos.

  • Recebo, em meu consultório, muitas pessoas reclamando de dores na coluna, inflamações ou dores nas articulações. Ao examiná-los e durante a conversa, eles contam que praticam atividade física, mas não aquecem. E contam que a dor aparece depois da atividade. Isso é muito comum – relata ele.

João Marcelo diz que aquecer é fundamental. E que procurar um médico em caso de alguma dor é muito importante para um diagnóstico correto do problema.