CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Caminhar regularmente combate dores e está ao alcance de quase todo mundo

 

Praticar exercícios regularmente é fundamental para a nossa saúde e condição básica para alcançarmos uma boa qualidade de vida. Se exercitar traz inúmeros benefícios, entre os quais combate a dores musculares e nos ossos e reforço da coluna. Mas qual exercício é indicado para você? A verdade é que é preciso ter prazer com a atividade realizada, seja ela futebol, natação, academia de ginástica ou luta marcial.

Para quem não gosta de esportes em geral, a melhor opção é a caminhada. Trata-se de uma atividade física de baixo impacto, que pode ser adotada por quase todo mundo, inclusive pessoas da terceira idade.

Existem mais de 300 doenças que atacam os ossos e os músculos, como a fibromialgia, a osteoporose, a lombalgia, a artrose e tantas outras. Caminhar é uma atividade simples, que todos têm acesso, independente de investimentos, como mensalidades, e oferece condicionamento físico. Nas primeiras sessões, a intensidade das dores já diminui.

O médico do CREB recomenda que antes de iniciar a atividade física, a pessoa procure um médico para uma avaliação clínica.

A caminhada é excelente. É um exercício aeróbico que pode ser realizado com intensidade moderada no início, para aqueles que estão fora de forma. Com o tempo, os exercícios podem ser intensificados. Quanto mais se pratica, mais se avança. A caminhada aumenta os níveis plasmáticos de endorfinas. Assim, a percepção da dor diminui. Já o alongamento e o relaxamento da musculatura aliviam a tensão no local e a dor desaparece. Isso sem falar que se movimentar ajuda a fortalecer os músculos para que trabalhem melhor na sustentação dos ossos. E os movimentos, por sua vez, melhoraram o funcionamento das articulações e aumentam a lubrificação nas cartilagens, aliviando dores nos ossos.