CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Cotovelo de tenista e de golfista: epicondilite pode ser tratada com TOC

 

Conhecida popularmente como cotovelo de tenista, a epicondilite lateral é uma inflamação de caráter crônico que atinge o lado externo do cotovelo, dificultando o movimento e gerando dor. “Essa patologia é causada pelo uso excessivo da musculatura local e pode provocar muita dor em movimentos comuns como apertar a mão de um amigo, abrir uma lata ou mesmo pegar um peso leve. Tem esse nome popular – cotovelo de tenista – porque é muito comum entre praticantes deste esporte. Mas obviamente que pode acontecer com qualquer pessoa”, explica o fisiatra e reumatologista Antônio Rodrigues d’Almeida, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

Já o cotovelo de golfista é o nome popular da epicondilite medial. Ocorre, segundo o médico, quando a pessoa realiza esforço intenso repetido e inadequado com a musculatura da parte interna do antebraço. “Também provoca dor intensa e dificuldade de movimento na parte interna do cotovelo. Jogadores de golfe apresentam esse quadro, que também pode acontecer com qualquer pessoa”, acrescenta ele.

Para ambos os casos, a Terapia de Ondas de Choque – TOC – pode trazer  excelentes resultados. “Geralmente, de três a quatro sessões são suficientes para alcançarmos excelentes resultados tanto na epicondilite lateral como medial. A TOC é recomendada quando outros tratamentos mais tradicionais não surtem o efeito esperado. Segundo ele, a TOC é o mais moderno tratamento das dores do sistema músculo esquelético, que vem sendo utilizado com sucesso em substituição a vários tipos de cirurgia e alcança a impressionante marca de 70 a 85% de bons resultados em pacientes que não obtiveram melhoria com outros tratamentos. O tratamento da TOC é feito em consultório médico, por médico capacitado, e o CREB é pioneiro nesta técnica no Rio de Janeiro.