CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

CREB oferece programa de qualidade de vida para as empresas

 

Já foi o tempo em que salário era o único motivo para se escolher entre uma ou outra empresa para se trabalhar. Atualmente, as melhores empresas para se trabalhar no país tem algo em comum: valorizam o ser humano e apostam na sua qualidade de vida. E nesta aposta estão inclusos programas de prevenção de saúde. O CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – oferece às empresas todo o suporte para a realização de programas de prevenção, avaliações posturais e todo o atendimento médico em reumatologia, ortopedia e fisiatria. Tudo para que os colaboradores da empresa tenham mais saúde, para produzirem mais e, principalmente, viverem mais felizes.

O fisiatra e reumatologista do CREB, Haim Maleh, diz que a realização de programas de prevenção em saúde é cada vez mais comum nas empresas, que se preocupam com a saúde de seus colaboradores. Não se trata de gastos, mas sim de investimentos: as estatísticas apontam que nestas empresas os índices de falta ao trabalho por motivo de doença são bem menores do que onde não há este tipo de ação.

O Dr. Haim Maleh diz que todo o trabalho de prevenção deve ser feito durante todo o ano, acompanhando o dia-a-dia do colaborador. E aproveita para dar algumas dicas que considera fundamentais para o início deste trabalho. “O colaborador não deve jamais ultrapassar seus limites físicos com muitas horas de trabalho sem pausas regulares. A cada duas horas sentado, deve dar uma parada, se levantar e caminhar um pouco. Alongamentos ajudam muito e muitas empresas oferecem ginástica laboral para seus funcionários”, explica o médico.

Outra dica é realizar atividade física regular. “Pode ser caminhada, futebol, bicicleta, ginástica, natação, o que for melhor para a pessoa. O exercício regular ajuda a perder peso, diminui o colesterol e a pressão arterial e motiva a pessoa para o trabalho e atividades de lazer”, ensina. A hora do almoço também merece uma atenção especial. “Muitas pessoas optam por fast-food, o que é um erro. É preciso almoçar bem e com calma. Mas muita gente aproveita o sistema de comida a quilo para comer de tudo. É preciso fazer um prato balanceado, com todos os grupos alimentares, mas evitando alimentos gordurosos e preferindo legumes e verduras. É importante evitar o refrigerante, optando por sucos naturais. Uma boa alimentação sempre faz toda a diferença”, avisa o Dr. Haim Maleh.

Ele garante também que um bom dia de trabalho começa na noite anterior, na hora do sono. “Uma boa noite de sono é fundamental. É preciso utilizar colchão, travesseiro e posição corretos. Programas de prevenção de dor na coluna ensinam a melhor postura e dicas como a melhor posição para dormir, sempre de lado, com um travesseiro entre as pernas e abaixo da cabeça, sem forçar o pescoço para cima”. Por último, uma dica que considera fundamental: “não espere ser convocado para fazer exames periódicos. Procure um médico regularmente em busca de uma saúde boa e maior qualidade de vida”.