(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

CREB utiliza a TOC com novas técnicas

 

O CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo– é pioneiro no uso da Terapia de Ondas de Choque no Rio de Janeiro. Foi a primeira grande clínica a oferecer no estado fluminense, em novembro de 2006, a TOC, o que há de mais moderno no combate a tendinite de ombro, quadril, cotovelo e joelho, bursites, fasciíte plantar e esporão de calcâneo, utilizada em larga escala nos Estados Unidos e na Europa. Além de pioneiro, o CREB conta com um dos cinco únicos médicos de todo o continente americano certificados pela exigente ATRAD, Associação Internacional de Terapia por Ondas de Choque. O fisiatra e reumatologista da clínica, Dr. Antônio Rodrigues d’Almeida Neto, viajou para a Alemanha e se certificou, aprofundando ainda mais a experiência do CREB em TOC.

Agora, o CREB volta a inovar, utilizando a TOC com novas técnicas. O Dr. Christoph Schimitz, ortopedista professor da Universidade de Munique, Alemanha, e do Centro de Pesquisas Avançadas da Universidade de Nyon, Suíça, apresentou como uma grande contribuição em Terapia por Ondas de Choque (TOC) a técnica de “trigger points”, que visa estimular e tirar a sensibilidade dos pontos de maior intensidade álgica do paciente, em vez de só focar o tratamento no ponto focal da patologia. Em todo o Brasil, essa técnica é desenvolvida apenas em três clínicas, duas em São Paulo e no CREB.

– Esta técnica pode ser utilizada nos tratamentos de dor crônica refratária e outros procedimentos, tais como lombalgias crônicas (dor lombar), dor miofascial (dor muscular, sem uma origem definida, de moderada a intensa intensidade álgica) e cervicalgias (dores na região cervical), dentre outras. E os resultados têm sido muito positivos – afirma o reumatologista e fisiatra do CREB, Antônio Rodrigues d’Almeida Neto.

O tratamento com TOC é feito em consultório médico, por médico capacitado, geralmente em três sessões, de 20 a 30 minutos cada, através de ondas acústicas, que vem sendo utilizado com sucesso em substituição a vários tipos de cirurgia. As melhores respostas ao tratamento têm sido de casos de patologia em ombros, em especial as tendinites e bursites, na região plantar (sola do pé), principalmente para as fasciítes plantares, as calcificações na junção do tendão de Aquiles com o osso do calcanhar (entesite aquiléa) e, também, para bursites do quadril (trocanteriana). Na maioria dos casos, a eficácia da TOC é percebida logo após as duas primeiras aplicações. “Não há internação, não é invasivo, tem ótima tolerância e também minimiza o uso crônico de medicações, reduzindo efeitos colaterais e os gastos com medicamentos”, finaliza o médico.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤