Segundo o coordenador de fisioterapia do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia – Handerson Meurer, essa técnica é muito utilizada, com sucesso, para ajudar a eliminar dores localizadas.
- A crochetagem é um método que busca a a liberação tecidual através da utilização do gancho realizando movimentos curtos de tração em um eixo paralelo à cicatriz por todo seu trajeto longitudinal.
- O método consiste em promover Também realizando movimentos em um eixo perpendicular a cicatriz e também movimentos com início imediatamente após o bordo mais externo da cicatriz.
- Na verdade, ocorre um aumento da circulação sanguínea e circulação linfática. Isso traz alívio e atua diretamente sobre a dor, eliminando-a – explica ele.
O fisioterapeuta diz que a crochetagem é muito indicada para aderências fibrosas que limitam o movimento entre os planos de deslizamento tissulares; nos corpúsculos fibrosos (depósitos úricos ou de cálcios), e nas cicatrizes e hematomas, que geram progressivamente aderências entre os planos de deslizamento.
Segundo ele, a técnica é associada a outros protocolos, que podem incluir acupuntura, RPG, hidroterapia e pilates terapêutico.
Atendimento médico especializado no Rio de Janeiro: