CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Cuidados essenciais com a prática de exercícios no inverno

 

A temporada de inverno, que oficialmente tem início em 21 de junho e termina em 22 de setembro, não se trata apenas de se agasalhar, saborear chocolate quente, desfrutar de fondue e fazer viagens para regiões montanhosas. É também o momento de tomar precauções especiais em relação à sua rotina de atividade física, sendo o principal não deixar de praticá-la regularmente.

É bastante comum as pessoas interromperem suas atividades físicas durante o inverno. Aqueles que praticam natação, por exemplo, pensam duas vezes antes de ir para a aula, incomodados com as baixas temperaturas. O mesmo acontece com os que se exercitam ao ar livre, como correr na orla da praia ou jogar futevôlei na areia. O frio nos convida a ficar em casa, mas isso não é benéfico - alerta ortopedistas do CREB - Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

O frio: o maior adversário da prática de exercícios físicos

Durante o inverno, o frio se torna o maior inimigo da atividade física. Ao interromper a prática regular, uma pessoa perde seu condicionamento físico e se torna mais suscetível ao ganho de peso, uma vez que outra característica do inverno é o aumento do consumo de alimentos calóricos.

Acostumamos a essa rotina, a desmotivação surge, e se torna muito mais difícil retomar depois. É fundamental estar atento a isso. A prática de exercícios físicos deve ser regular. No entanto, aqueles que não interrompem suas atividades devem tomar alguns cuidados adicionais. Lesões causadas pela falta de aquecimento são muito comuns no inverno. Antes de iniciar qualquer atividade física, é necessário realizar um bom aquecimento. Utilize roupas que mantenham seu corpo aquecido, mantenha-se hidratado e prefira horários mais adequados, quando o frio é menos intenso.