O Dia Mundial da Saúde, que foi comemorado no 7 de abril, é uma data, criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde, que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde. Essa data foi estabelecida para coincidir com a de fundação da referida organização, e foi comemorada, pela primeira vez, em 1950.
O CREB que hoje faz parte do Grupo Vitus, que tem como objetivo transformar as relações no segmento musculoesquelético e, assim, transformar a saúde no Brasil. Acreditamos que é possível promover uma vida ativa, mais confortável e sem dor, oferecendo serviços atendimento de humanizado e de excelência, seguindo os mais altos padrões de qualidade internacional.
Mas o que significa ter uma vida ativa?
Vida ativa significa levar uma vida envolvida em atividades físicas e mentais regulares, tendo como objetivo melhorar a saúde e o bem-estar geral. Isso inclui:
- Praticar exercícios físicos regularmente: caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, entre outros;
- Ter uma alimentação equilibrada: incluir frutas, verduras, proteínas magras e grãos integrais na dieta;
- Dormir bem: garantir um período adequado de sono todas as noites;
- Controlar o estresse: através de técnicas de relaxamento;
- Fazer atividades sociais: interagir com outras pessoas, participar de atividades coletivas, ter um círculo social ativo.
Exercícios Físicos são fortes aliados da saúde osteomioarticular
Os exercícios podem ajudar a tratar as doenças das articulações de várias maneiras:
- Aliviam a dor: Exercícios regulares, como alongamento e fortalecimento, podem ajudar a aliviar a dor nas articulações;
- Melhoram a flexibilidade: Alongamento e exercícios de mobilidade podem melhorar a flexibilidade das articulações e prevenir a rigidez;
- Aumentam a força muscular: Exercícios de fortalecimento, especialmente dos músculos que sustentam as articulações, ajudam a proteger as articulações e a prevenir lesões;
- Melhoram a estabilidade: Exercícios que ajudam a melhorar a postura e a estabilidade, como o fortalecimento dos músculos do core, podem ajudar a proteger as articulações;
- Promovem a circulação sanguínea: Exercícios regulares podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea, o que pode ser benéfico para as articulações.
Uma vida ativa pode ajudar a prevenir doenças crônicas, melhorar a saúde mental e física, aumentar a energia e a longevidade. É importante buscar um equilíbrio saudável e seguir as recomendações médicas ao escolher as atividades e a intensidade dos exercícios.
Atendimento médico especializado no Rio de Janeiro: